Blog do Pedro Hauck: Clipping

Clipping

(em implementação...)

Nesta seção de clipping, estou selecionando algumas matérias (não todas, pois muitas sumiram!) publicadas por mim ou sobre minhas viagens e aventuras na mídias. Trata-se de publicações em forma de matérias ou de relatos que eu escrevi ou que escreveram sobre minhas viagens, pesquisas e realizações. Confira na ordem cronológica:

Coluna no AltaMontanha.com: Estas publicações são permanentes, pelo menos até existir o site.

Blog da Revista Go Outside: Colunista (via site AltaMontanha.com)

Livro: Brasil no Topo do Mundo

Muito prazer por ter participado deste belo livro.
Capítulos de Livro: Escalada e Trekking em Alta Montanha
Sou autor dos seguinte capítulos: GPS, Navegando com GPS e carta topográfica, Neve e gelo em montanha

Revista Desnível (Espanha): Maximo Kausch, Pedro Hauck y Jovany Blume ascienden el mayor pico virgen de los Andes

Globo Esporte: Equipe com três brasileiros escala mais alta montanha virgem dos Andes - dia 17/11/2015:

AltaMontanha: Maximo Kausch, Pedro Hauck e Jovani Blume escalam a montanha virgem mais alta dos Andes

Extremos: Expedição Andes com 12 cumes, sendo 4 montanhas virgens

Revista Montanhas: Antes dos primeiros: O montanhismo dos Incas nos Andes

Revista Go Outside: 900 gramas de Parofes - Edição de Junho de 2015
4 Páginas com uma matéria sobre as cinzas de nosso falecido amigo Parofes que jogamos em várias montanhas nos Andes.

Revista Go Outside: Diário de um montanhista - 07/05/2015

Revista Go Outside: Lições da Montanha - 20/02/2015 (Texto de Maria Tereza Ulbrich sobre a expedição Andes de Salta com Pedro Hauck)

Site AltaMontanha.com: Pedro Hauck escala sua trigésima montanha de 6 mil metros nos Andes e homenageia Parofes - 22/01/2015

Revista de borda Nas Nuvens (TAM): Respeito pela montanha 4 páginas.
Matéria publicada pela revista de borda da TAM pela ex aluna do curso de escalada em gelo na Bolívia Carina Costa sobre sua experiência no curso em 2014.
Go Outside: Edição 111 Setembro 2014: Sangue (pouco), suor (muito) e lágrimas (médio)
Matéria de 9 páginas publicada na edição impressa e digital da revista Go Ouside sobre o curso de escalada em gelo realizado em 2014 na Bolívia.

AltaMontanha: 10/09/2014: Medição ajuda a confirmar nova montanha de 6 mil metros na fronteira Bolívia/Chile

Extremos: 06/09/2014: Maximo Kausch e Pedro Hauck escalam todos os 6000 da Bolívia

AltaMontanha: 05/09/2014: Maximo Kausch e Pedro Hauck escalam todos os 6000 da Bolívia e homenageiam seu amigo Parofes

AltaMontanha: 25/08/2014: Maximo Kausch e Pedro Hauck estão quase completando os 14 x 6000 bolivianos

Terra Esportes: 29/04/2014: Feria traz alpinistas e aventureiros como palestrantes:

Revista Montanhas: Edição n. 2, Janeiro e Fevereiro de 2014:Superando Limites: Como ter sucesso numa escalada em alta montanha

Site 360 Graus 12/11/2013: Quer aprender a escalar em rocha? Curso acontece em Curitiba PR

Rádio CBN Curitiba (90.1FM): Programa Papo de sexta, dia 12/07/13.

Site Planeta Invertebrados: Colaboração com a página sobre o Aegla jarai.

AltaMontanha: 45º Dia da Expedição - A escalada do Ojos del Salado (6.893m)escalam 10 montanhas nos Andes Extremos 31/01/2013

AltaMontanha: Niclevicz e Hauck escalam 10 montanhas nos Andes 07/02/2013

Jornal da Montanha: Edição de Maio de 2013: Mundo Andino

Site Webventure: Waldemar Niclevicz escala dez picos em temporada nos Andes

G1: Waldemar Niclevicz encara 'desafio da vida': 600 dias nas Cordilheiras - 16/12/2012

Revista Go Outside: Revisor do Guia de Equipamentos anos: 2011, 2012 e 2013.

Rádio E-Paraná (AM 630): Programa Nossa História com Zélia Sell. Dia 22/09/12

Summitpost: History of brazilian mountaineering: 18/05/2012

Revista Go Outside: 10 Grandes momentos que fizeram a história do montanhismo no Brasil. Edição de Abril de 2012 (ver versão on line)

Revista Go Outside: Cometa Haley - Entrevista com o escalador norte americano Colin Haley. Edição de Maio de 2012. (ver versão on line).

Rádio CBN Curitiba 90.1 FM: Entrevista com José Willie - Fev de 2012.

Programa Sport Trip da AllTV: Entrevista de uma hora ao vivo no programa de esportes de aventura da AllTV, a primeira emissora de TV pela internet do Brasil - Dia 27/09/10. Veja na íntegra neste link

Palestras: Nos últimos 12 anos ministrei dezenas de palestras e eventos em locais como Adventure Sports Fair (2010), 8 Festival de Montanha do Sul de Minas, Clubes de Montanhismo, Universidades (Unesp, Unicamp, UFPR, Uninter, Unicentro) e Escolas.

Revista Ecologic: Tragédias ambientais e a tragédia do dia a dia no Brasil (ver)

Site Montañismo & Exploración (México): La Federación brasileña de montañismo pelea por una zona de escalada cerrada - Setembro de 2010.

Blog Da Zona de Impacto da EsporTV: Com a Palavra Pedro Hauck - Entrevista com Luciano Fernandes

Revista EscaladaInt: Origens e evolução do relevo do Morro do Cuscuzeiro - Maio 2010

Revista Aventura e Ação: Trilogia na face Norte do Baú - Edição n.156 Fev/Mar 2010

Eliseu Frechou - Blog ESPN: Pedro Hauck fala sobre o AltaMontanha - 30/06/2010

Jornal Terceira Visão:  Razões para a conservação da Serra dos Cocais - 10 de Maio de 2010
Matéria no jornal de Valinhos ajudando na luta pela proteção da Serra dos Cocais

Mountain Voices: Escalando o Illampu - Edição n. 112 Mar/Abril 2010

O Eco: É difícil alcançar o topo - 11/12/2009
Participação da matéria do site O Eco sobre o dia internacional das montanhas em 2009

Mountain Voices: A montanha escondida - Edição n. 110 Nov/Dez 2009
Matéria sobre a escalada no Aconhuma, Bolívia, primeira ascensão brasileira

Revista Aventura e Ação: Quatro gigantes bolivianos. Edição 154. Outubro 2009
Matéria especial na Revista Aventura e Ação com 8 páginas e recheada de fotos

Revista Weekend (Argentina): Illampu: El más difícil de Bolívia - Edição de Outubro de 2009
Matéria de 8 páginas sobre a escalada do Illampu, em Agosto de 2009 por mim, Maximo e Isabel Suppé na revista argentina Weekend.

Eliseu Frechou - Blog ESPN: Nos Andes bolivianos - Papo com Pedro Hauck - 06/08/2009

Mountain Voices: Escalando no Uruguai - Edição n. 108 jul/ago 2009

Paraná on line: Desmatamento na Serra do Mar é denunciado - 28/06/2009
Denuncia realizada pelo AltaMontanha contra desmatamento no interior do Parque Nacional Saint Hilaire na Serra do Mar

Eliseu Frechou - Blog ESPN: Papo rápido com Pedro Hauck - 21/05/2009
Entrevista de Eliseu Frechou sobre a escalada no Uruguai

Mountain Voices: O 11a e os brasileiros - Edição 104 Nov/Dez - 2008

Argentina Climb: La História del 8c brasileño - 15 de setembro de 2008

Argentina Climb: Brasil - 700 metros de escalada: La Face Leste de Salinas - 12 de setembro de 2008

AltaMontanha.com: Quando o maior objetivo não é o mais difícil: O Cerro Negro - 17/03/2008
 Matéria sobre a escalada na canaleta Sul do Cerro Negro (Argentina)

AltaMontanha.com: Huayna Potosi Express - 07/08/2007
Matéria sobre a escalada de ataque que realizei no Huayna Potosi (Bolívia) 16 hs até o cume ida e volta

AltaMontanha.com: Pedro: Sajama - 01/08/2007
Matéria sobre a escalada solo que realizei no Parinacota e tentativa do Sajama (Bolívia) em 2007

AltaMontanha.com: Brasileiros viajam de carro para escalar na Bolívia - 19/07/2007
Viagem que realizei pela Bolívia de carro junto com Marcio Carrilho

Jornal de Itatiba: Riqueza natural da cidade agrega mandacarus em meio à mata atlântica 01 de Novembro de 2006
Matéria sobre minha monografia de conclusão de curso na Unesp

JC Magazine: Escalada ao Aconcagua termina em resgate - Edição n.1 Novembro de 2004
Ah, os resgatados não foram eu e o Maximo, ajudamos na verdade no resgate de dois mortos e o jornalista explorou este lado da história desta expedição.

Jornal O Povo: Aventura no Aconcagua - 04 de Janeiro de 2004
Matéria sobre a ida ao Glaciar Polacos no jornal O Povo de Fortaleza CE

Jornal de Itatiba: A escalada do Tupungato - 9 de Março de 2003
Segunda parte do relato da ascensão no Tupungato e Tronador

Jornal de Itatiba: Gigantes da América, o começo da escalada - 23 de Fevereiro de 2003
Matéria no jornal da minha cidade sobre a ascensão no Tupungato em 2003

Jornal da UNESP: A 6 mil metros. Aluno escala montanha na Bolívia - Março de 2003

Revista Aventura e Ação: A hora certa de desistir - Edição n. 104 Fevereiro de 2003
Esta matéria foi realizada pelo Fábio Rogério, que foi comigo e com o Maximo para a Bolívia em 2002.

Jornal Cidade: Pedro Hauck volta da Argentina vitorioso - 28 de Março de 2003
Exageraram no título, mas esta foi a matéria quando eu voltei do Tupungato e do Tronador

Jornal Cidade: Pedro Hauck parte para aventura nos Andes - 08 de Dezembro de 2002
Matéria da ida para o Tupungato no começo de 2003, montanha longe essa viu!

Revista do Explorador: Machu Pichu para mochileiros - Edição n.3 Novembro de 2002

Jornal Folha da Cidade: Equipe itatibense escala montanhas superiores a 6 mil metros na Bolívia - 04 de Outubro de 2002
Matéria do retorno da Bolívia em 2002 no jornal da minha cidade.

Jornal Cidade: Expedição mostra toda beleza da América - 10 de setembro de 2002
Matéria no Jornal de Rio Claro contando a volta da expedição à Bolíva quando eu e o Maximo escalamos dois 6 mil

Folha da Cidade: Alpinistas itatibenses partem mais uma vez para o topo das Américas - 07 de Julho de 2002
Matéria sobre a ida para a Bolívia em 2002

Jornal Cidade: Jovens se lançam ao desafio de vencer os Gigantes da América - 30 de Junho de 2002
Acima a chamada de capa do Jornal rioclarense. Abaixo a matéria de ida para a Bolívia numa expedição que eu e o Max escalemos dois seis mil.

Jornal Folha da Cidade: Alpinistas voltam a Itatiba depois de chegar ao topo do Aconcagua - 14 de Fevereiro de 2002
Acima a chamada de capa, abaixo, a matéria completa quando eu e Maximo escalamos o Aconcagua

Jornal Folha da Cidade: Alpinistas itatibenses contam os dias para chegar ao Aconcagua - 13 de Janeiro de 2002
Na foto de cima a chama de capa. Abaixo a matéria principal. Viagem que fiz com o Fabio Dellalio, Fábio Rogério e com o Maximo.

Jornal Folha da Cidade: Itatibenses vão escalar o Aconcagua - 06 de Janeiro de 2002
Na foto acima, a chamada de capa (reparem na juba do Maximo e eu careca! havia acabado de passar na faculdade!)

Jornal Reação: Entrevista sobre montanhismo - data final de 2001

Jornal Folha da Cidade: Dupla de Aventureiros retorna depois de percorrer a Bolívia e Peru - 04 de Março de 2001

Jornal Folha da Cidade: Aventureiros por Natureza - 21 de Janeiro de 2000

Jornal de Itatiba: Itatibenses planejam nova aventura rumo ao Aconcagua - 26 de Novembro de 2000
Acima está a chamada de capa e abaixo a matéria completa. Infelizmente não cumprimos o plano e tivemos que prorrogar por um ano o sonho de escalar o Aconcagua. Na ocasião acabamos indo para a Bolívia e Peru.

Jornal de Itatiba - Caderno Especial de Domingo: Os Quatro elementos aliados aos esportes radicais - 27 de Agosto de 2000

Odisséia Austral no Jornal de Itatiba: Durante o ano de 2000, quando eu e Maximo Kausch empreendemos a viagem que intitulamos de "Odisséia Austral, que consistiu em andar à pé e de carona 10.000 km pelo cone sul da América, tivemos nossas cartas publicados pelo jornal de minha cidade, o JI. Foram diversas publicações que contaram a viagem completa. O detalhe que na época era mais barato enviar cartas escritas do que email e este foi nosso método de comunicação.

Anúncio da Expedição: Dia 08 de Janeiro de 2000:
Acima a chamada na capa e embaixo a matéria principal (veja a cara do Maximo moleque!)

Jornal de Itatiba: Aventureiros partem hoje rumos ao Sul das Américas - Dia 18 de Janeiro 2000
Ao lado esquerdo, chamada da capa, direita, matéria principal.