Blog do Pedro Hauck: Kala Pattar a melhor vista do Everest

4 de maio de 2017

Kala Pattar a melhor vista do Everest

O dia anterior não foi bem sucedido a todos. Como liderei o grupo dos mais rápidos, apenas soube depois o que houve com os mais lentos.

Na altitude nem todos aclimatam igual. Acostumar-se com a altitude varia de acordo com cada organismo. O Tiago de Brasília, por exemplo, já havia tido um edema no Huayna Potosi e nem chegou a Lobuche. Teve que descer antes. Já o doutor Bruno, deu uma dividida com um monge no jogo em Tengboche. Deus castigou e ele passou mal.

Aqueles que não conseguiram ir ao base camp,  puderam escolher entre ir ou subir o Kala Pattar. Por isso o grupo que ascendeu o mirante foi pequeno.

Saímos ainda de madrugada com um frio bem forte. Mas bastou apertar os passos para o corpo esquentar. Nem todos, é claro, pois há gente mais friorenta que outros.

No geral a subida foi bem tranquila, todos chegaram ao topo em 2 horas. Vários grupos foram chegando e o número de pessoas não parava de crescer.

A vista justificou tudo. Estávamos em frente ao colossal Everest. Finalmente pudemos aprecia-lo bem, podendo ver também o Lhotse, Nuptse e claro o Pumori.

Apesar de algumas pessoas falarem que o Kala Pattar é uma montanha, ela na verdade não tem independência para isso. É na verdade uma crista do Pumori.  Em Sherpa seu nome significa "morro negro". De fato é isso que o Kala Pattar, um morro de cor escura que é um excelente mirante do Everest, só com 5500 metros de altitude.

Para quem conhece a Serra do Mar paranaense, o Kala Pattar está para o Everest como o Rochedinho está para o Marumbi. Salvo todas as proporções, é claro.

Não passamos outra noite em Gorak Shep, ao invés disso aproveitando que chegamos cedo ao refúgio, pegamos todas as coisas e fomos pernoitar em Pheriche, num lodge bem mais confortável.
De Pheriche, no dia seguinte, o iniciamos nosso regresso,  voltando a trilha até Namche, depois Phakding e finalmente Lukla onde o grupo tomou o avião de volta. O grupo, não eu.

Fiquei sozinho para dali encarar um desafio, escalar minha primeira montanha no Himalaia.
Cume do Kala Pattar, Pumori e Everest
Everest, Nuptse
No topo do Kala Pattar e crista do Pumori
Subida ao Kala Patar
Everest
Everest e Nuptse

Nenhum comentário: