Após longa aproximação e aclimatação, estávamos na pequena área muito perto do gol.
E foi assim que despertamos bem cedo para rumar montanha acima buscando um lugar em seu ponto mais alto.
Como sempre, acordar cedo para o "ataque" ao cume é um tanto quanto traumático. No entanto isso tem se tornado algo tão normal na minha vida que já superei a tensão e o medo do desconhecido. Até porque o cume do Mercedário não era mais desconhecido para mim.
Estava muito frio, como sempre, mas mesmo assim fomos caminhando nos passos "Jamon y queso": Pé esquerdo, pé direito e não pára!
E assim ganhamos da fria madrugada e avistamos o belo nascer do sol iluminando o terreno antes azulado pela luz da lua cheia.
No entanto nem tudo era belo e algumas pessoas já não estavam tão bem e assim o grupo se dividiu. O Edu ficou com o Edinho e o Maurão na frente e eu com o Maximo ficamos com a Rose, a Ana e o Paulão que começou a passar mal.
Fizemos de tudo para incentivar o Paulo, mas não deu pra ele. A altitude o afetou e eu me voluntariei para descer com ele. Foi triste ter que desistir, mas não houve outro jeito. Paulo ainda passou um pouco mal na barraca. Teve tontura e enjoo, mas se recuperou, foi apenas a altitude mesmo.
O resto do grupo fez cume. Ao todo 6 pessoas! Foi triste não participar desta vitória, mas sei que ajudei a todos a realizar este sonho. Muito sofreram, mas tudo deu certo no final.
Guiar o Mercedário foi uma experiência bem gratificante. Não é uma montanha bem estruturada como o Aconcagua e isso cobra mais do guia, pois lá temos que ser o condutor, o médico, o psicólogo, o humorista, o cozinheiro, o carregador, enfim, tudo! Participar de uma expedição como essa em que tivemos que fazer tudo e apenas um cliente ficar de fora do cume foi um grande sucesso que me orgulho.
Outra coisa que me deixa contente é que não foi apenas uma guiada, todos ficaram amigos. A montanha nos criou um laço e foi muito divertido, mesmo com todas as dificuldades. Espero poder escalar o Mercedário mais vezes e que as próximas sejam tão boas quanto esta expedição.
Amanhecer no ataque ao cume do Mercedário |
Amanhecer no ataque ao cume do Mercedário |
Lua cheia ao amanhecer durante o ataque ao cume do Mercedário. |
Visual para a Cordilheira de Ansilta |
Ataque ao cume do Mercedário |
Paulão junto com o cadáver de uma mula durante a descida. Nem ela aguentou! |
Galera no cume do Mercedário: Edu Tonetti, Edinho, Maximo, Aninha, Rose e Maurão. |
Aninha, Paulão, Mauro, Edinho e Rose. Ótima companhia e ótima pizza na montanha! |