Ponta Grossa no Paraná é uma cidade privilegiada para a escalada. Localizada no topo do segundo Planalto, a cidade tem uma geologia complexa e uma história geomorfológica muito interessante.
Pra começar, o “arco” que fez o relevo desta parte da Bacia do Paraná soerguer durante o Cretáceo (140 milhões de anos) tem o seu eixo ali. Isso fez que camadas de rochas antigas, datadas do Siluriano e do Devoniano (cerca de 410 milhões de anos) estejam hoje numa altitude de mais de mil metros, em um clima mais frio e agradável para a escalada.
Os principais locais de escalada em Ponta Grossa é no Parque de Vila Velha (hoje proibido com toda razão), Salto São Jorge e Buraco do Padre, onde desde 2007 tem o setor Macarrão, onde ficam as melhores vias da cidade.
Lá tem dois paredões grandes inclinados, com agarras grandes, abaolados, tetinhos e tudo mais, o que faz do local um ginásio natural magnífico e de fácil acesso.
O nível das vias é alto, mas existe muitas vias de sétimo, que é meu nível atual, o que me garante uma diversão boa. Pra melhorar, lá é um lugar seco até mesmo com chuva!
A beleza da região e as escaladas merecem muito uma visita, vejam as fotos: