Blog do Pedro Hauck: Ascensão ao Cerro Vicuñas, 6087 metros

25 de junho de 2015

Ascensão ao Cerro Vicuñas, 6087 metros

:: Leia sobre esta expedição desde o começo.
:: Leia o relato anterior

Despertamos de madrugada tendo apenas as luzes das estrelas que coalhavam o céu negro da puna como guias. O frio era intenso e penetrava até os ossos. Lotamos nossos 4 veículos 4x4 e ainda tivemos que ligar o ar condicionado para não embaçar o vidro. 

Através do caminho de pedras e areia vulcânica, subimos um vale desértico até onde nossos jipes chegavam e a partir dali só tração nas duas pernas.

Caminhamos um pouco com a luz das lanternas na cabeça, que iluminando o chão fazia brilhar os cristais de gelo no chão do deserto. Até o sol nascer num espetáculo que pintou o céu de vermelho, que durou pouco, mas que para nossa felicidade descortinou um novo mundo mais claro e menos congelante.

O grupo grande logo foi se dividindo e as primeiras desistências começaram a ocorrer, com Diego "Coco" Calabro e Javi, descendo com as pessoas que se cansaram. No rádio, Javi me chama e diz que a Paulinha Kapp estava com ele, mas ela queria continuar. Ele a conduziu até um local visível para mim e dali passei a conduzi-la no passo "Jamon y Queso". (Não sabe o que é? venha escalar comigo...).

Acabou que deu certo, a Paulinha achou seu ritmo e fomos lentamente nos aproximando do resto do grupo que tinha na dianteira Edu Tonetti com o Rares, o Húngaro, que estavam com bastante gás, mas que perderam tempo subindo por uma vertente mais difícil. 

Acabou que no final eu e a Paulinha chegamos poucos minutos depois do resto do grupo. Sucesso total com apenas 3 desistências e quase todo o resto feliz da vida, num lugar que parece Marte e faz frio de Marte. 

Dali avistávamos o Ojos del Salado logo em nossa frente. Podíamos ver o Walther Penck e o Patos mais ao Sul, assim como todo o maciço dos Três Cruces, o Cerro Solo, Barrancas Blancas, Ermitaño, Peñas Blancas, Muerto, San Francisco, Incahuasi, El Fraile e no horizonte o Condor e o Sierra Nevada.Todas montanhas acima de 6 mil metros. Incrível!

A descida não foi dificil e logo estávamos no refúgio comendo uma sopa de mariscos feito pelo Daniel, chileno que nos ajudou na logística. Foi um dia e tanto.

Amanhecer no Cerro Vicuñas.

Encosta do Cerro Vicuñas pela manhã.

Primeiros raios de sol.

Todo mundo subidno o Cerro Vicuñas.

Ascensão ao Cerro Vicuñas.

Nevado Barrancas Blancas visto do Cerro Vicuñas

Cerro Solo, 3 Cruces Sul e Central visto do Cerro Vicuñas.

Paula Kapp subindo o Cerro Vicuñas

Galera no cume do Cerro Vicuñas.

Jogando cinzas do Parofes no cume do Cerro Vicuñas.

Homenagem ao Parofes no cume do Cerro Vicuñas.

Vista do cume do Cerro Vicuñas.

Ojos del Salado visto do cume do Cerro Vicuñas.

Nevado El Muerto, direita, Fraile, centro e Incahuasi na esquerda vista do cume do Cerro Vicuñas.

Caixa de cume do Cerro Vicuñas.

Descendo do cume do Cerro Vicuñas.


Nenhum comentário: