Blog do Pedro Hauck: Escalando o Antofalla 6470m

4 de janeiro de 2013

Escalando o Antofalla 6470m

:: Leia o relato desta expedição desde o começo
:: Leia a parte anterior deste relato

A primeira vez que tive notícias do Vulcão Antofalla foi através de um mapa chileno que ganhei numa das caronas da Odisséia Austral, a viagem que eu e o Maximo fizemos quando tínhamos 18 anos pela Patagônia.

Neste mapa havia varias montanhas e nós nos deliciávamos em conhecer possíveis novos destinos.

Pois bem, foram necessários quase 13 anos pra que eu pudesse ver o Antofalla de perto.

Este vulcão, não verdade, são 3. É um maciço impressionante, sendo que o cume mais alto tem incríveis 6470 m. Olhando de longe, no entanto, o Antofalla não impressiona. Não tem geleiras e nem um cume bonito que faça jus estar impresso na embalagem de um chocolate suíço. A região onde ele está, no entanto, é incrível.

À Oeste da Ruta 43 não existem estradas oficiais e o meio de locomoção são trilhas 4x4 que variam desde estrada de terra boa até pegadas no meio do deserto. Pois bem, pra chegar neste vulcão, você encontra de tudo.

O acesso se dá pelo Pueblo de Antofalla, onde moram 40 pessoas e só há energia elétrica a noite. Dali são uma centena de km numa estrada de terra e depois uma aproximação no meio do nada, passando por ravinas de rios secos, areais, morros com pedras e deserto, para enfim acampar a 5 mil metros. Não foi fácil achar o caminho e montamos nosso acampamento base ao lado da Andina.

O ataque ao cume foi feito de madrugada, em um só tirão de quase 1500 metros. Contando a altitude, não foi nada fácil!

A montanha é caracterizada por uma longa subida com um falso cume no final pra desanimar ainda mais depois de tanto esforço. No cume, no entanto, uma surpresa: Encontramos uma apacheta, que é um tipo de altar cerimonial incaico.

Os Incas subiram quase todas estas montanhas do norte argentino entre 1400 e 1500. Numa época que ninguém fazia alpinismo na Europa, com a diferença que aqui as montanhas são muito mais altas.

:: Continue lendo esta história

Base do vulcão e trilha 4x4

Mirador. No fundo o Antofalla com o Salar de mesmo nome.

Trilha boa que via até perto do Vulcão. Ao Fundo, Vulcão Llullallaico.

Café de tarde dentro da barraca a 5 mil. Muito vento e poeira lá fora.

Amanhecer durante a ascensão do vulcão.

Primeiros raios de sol.

Waldemar durante a ascesnsão

A apacheta Inca no cume do Antofalla.

Waldemar chegando no cume.

Vista do cume principal para outros secundarios.

Nenhum comentário: