Blog do Pedro Hauck: Chegamos à Marte...

4 de janeiro de 2013

Chegamos à Marte...

:: Leia o relato desta expedição desde o começo
:: Leia a parte anterior à esta história

... e aqui ainda tem vários Montes Olimpos, muito menores é claro!

Tá bom, não estamos em Marte, mas a paisagem da Puna de Catamarca é muito parecida. Será que a Pathfinder não pousou aqui?

De Cafayate até Antofagasta de La Sierra foram cerca de 400 km e um dia inteiro de viagem, dado que há muito caminho de terra e também muita beleza pelo caminho.

Cruzamos um pouco pela província de Tucuman, onde encontramos um curioso museu particular em Amaicha Del Valle, que misturava geologia com antropologia e muita arte. Bonito!

Logo após, para não perder tempo, compramos duas dúzias de deliciosas empanadas em Santa Maria, já em Catamarca e atravessamos um deserto amplo almoçando na Andina.

Quase passamos batidos pelo Eje, onde há o cruzamento da Ruta 43, que sai da baixada andina de Catamarca e vai até San Antonio de Los Cobres, cruzando a Puna. Antes, é claro, é preciso subir bastante pela sinuosa rodovia de terra e pó.

Pó e também areia! Como venta nestes rincões... Em alguns lugares formam-se desertos de pedras, de onde é varrida a areia e outros desertos de dunas, onde elas se depositam...

Já na puna, pudemos ver uma coisa que temos que evitar. Dois locais numa Hilux bem equipada capotaram no meio do deserto. Disseram que foi por conta de um pneu que estourou. No entanto acho que o estouro deve ter ocorrido em decorrência do capotamento. Eles deviam mesmo estar em alta velocidade.

Graças ao High lift Jack da Ekron, conseguimos ajudar os hermanos, que ficaram muito agradecidos.

Na sequencia, atravessamos campos de lava de vulcões baixos e jovens, que contrastavam com montanhas formadas por dobras de rochas sedimentares. Vimos um lago no meio do deserto e o primeiro Flamingo da viagem, além dos milésimos Guanacos, Vicunhas e também os primeiros ñandus (emas).

Agora sim estamos entrando numa zona esquecida e de fato ficaremos um tempo sem atualizar o site. Amanhã já iremos abastecer até o talo o tanque e os 30 lts sobressalente.

Faremos uma travessia de mais de 500 km sem cidades e sem vida humano. Entre nós apenas vulcões e vida selvagem.


 Ruta 43 em direção a Antofagasta de la Sierra



Vicunhas atravessando a estrada

Carro argentino acidentado. Exemplo do que não podemos fazer

A andina de volta à Puna


 Olha essa dobra!

 Escória vulcânica ao lado da estrada!

 Olha da onde ela veio!


Nenhum comentário: