Blog do Pedro Hauck: Manaus novamente

6 de janeiro de 2011

Manaus novamente

Manaus é sempre uma passagem pra quem vem pra Amazônia. Não é uma cidade bonita e organizada e suas atrações são pequenas para quem procura as coisas típicas da região, pois como falei no primeiro post sobre a cidade, aqui é uma grande metrópole e as metrópoles tendem a disfarçar as regionalidades.

Claro que estas regionalidades aparecem aqui e acolá, mas no final aqui em Manaus também há shoppings e supermercados como em qualquer cidade, mas diferente de outras cidades, o que falta aqui um pouco é uma arquitetura que expresse que Manaus é Manaus e não qualquer outra cidade grande do Brasil, pois afinal, de natural aqui temos apenas o parque do Mindu, que não se compara com a Floresta que existe aqui ao lado e que a gente não vê.

 Fui buscar um pouco da identidade manauara, e encontrei as partes turisticas, como o teatro, que foi construido com a grana da borracha. Hoje não é mais a borracha que dá dinheiro aqui, mas sim as industrias da Zona Franca, seria isso o que teria feito Manaus perder sua identidade regional e ganhar conotação global? Eu não sei... mas os gringos que vem pra cá acham que estão no meio da da Floresta, mas estão é na Floresta de Pedra....

Acontecimentos:

Ontem pude conhecer um amigo de alguns anos que não havia conhecido pessoalmente, trata-se do Kaoru Noda, montanhista brasileiro que viveu bastante tempo no Japão e relatava suas experiências em seu blog. Agora vivendo em Manaus ele está afastado das montanhas, espero que nosso encontro tenha o incentivado a procurar as montanhas do nosso nortão, que não são poucas, embora estejam afastadas de Manaus.

Ontem fiquei sabendo de uma notícia muito ruim para o montanhismo, uma verdadeira tragédia. Bernardo Collares, vice presidente da CBME e presidente da FEMERJ faleceu. Ainda não caiu minha ficha deste acontecimento. Bernardo era um dos caras mais responsa no montanhismo e fará muita falta. Descanse em paz colega!

 Não vou viajar num desses, mas é bacanudo hein!


 Teatro

 Casas históricas

Avenida Getúlio Vargas

 Predio histórico em Manaus

Kaoru Noda e eu

Estou embarcando agora num barco para Santarém no Pará. Noticias só daqui alguns dias...

2 comentários:

Adriano disse...

E ai Pedro, tudo bem?
Estava procurando alguma informação obscura na internet sobre o movimento de escalada em Manaus e acabei caindo no seu blog.
Estou vivendo em Manaus a um pouco mais de 1 ano. Vivia e escalava no Rio de Janeiro e exitei em vir pra cá devido a falta de pedras na região. Por sorte quando cheguei encontrei outras pessoas na mesma situação e logo montamos um muro na casa de um. A parte os treinos semanais, estamos descobrindo uns locais de campina e campinarana (vegetações mais abertas com solo arenoso) com bastante e bem diversas opções de escalada. Desde bolder's e esportivas à psycho block.
Na próxima visita dá um toque para te apresentarmos o local.
Um abraço.
Adriano Amir Didonet
adrianodidonet@hotmail.com

Paulo Henrique (PH) disse...

Em Manaus existem dois muros indoor e boulders.
Nas imediações da capital amazonense é possível encontrar vias esportivas, boulders e psicopblocs...tem muita coisa.

mais info da região veja no meu blog

phmontanha.wordpress.com

Ab Paulo PH Henrique
Ab