Blog do Pedro Hauck: Razões para preservar a Serra dos Cocais

24 de março de 2010

Razões para preservar a Serra dos Cocais

Quem nunca ouviu falar dos Boulderes de Valinhos - SP. Pois bem, aquele pequena serrinha tem nome, chama-se Cocais!

Alí é um lugar especial pra mim, pois foi onde eu fiz minha primeira escalada. Isso foi lá pelos idos de 1994, quando eu tinha uns 12 ou 13 anos. Fui para a porção itatibense da Serra dos Cocais, onde localmente ela é chamada de Jurema e lá, orientado por um amigo, o Edson Rodrigues, que havia recém feito um curso de escalada com o Eliseu Frechou, fiz um top rope e um rapel.

Apesar da esperiência ter me despertado o interesse pelo montanhismo, esta foi a única oportunidade que eu tive em anos. Assim, fiquei com uma chamazinha acesa até 1998, quando eu conheci o Maximo Kausch e juntos começamos a caminhar e escalar. Foi quando eu considero que eu comecei de fato a fazer montanhismo.

Reparem nesta foto de 1999, tirada por meu amigo Daniel Zabukas na parte itatibense da Serra dos Cocais. Este bloco belíssimo era meu local de refugio na época, eu dormi várias vezes dentro dele e ia com frequencia lá ver os belos pôr do sol na Serra e fazer boulder. Veja eu de bermuda ao lado do bloco, mais a esquerda minha colega Camila e depois o Maximo Kausch ainda bem moleque.

De lá pra cá, a Serra foi violentada, estuprada e destruída. Primeiro foi a destruição da vegetação, depois de seu relevo, onde se preserva lindos blocos de granito, onde a turma de Campinas e região costuma fazer boulder. Pra finalizar, grupos imobilários estão de olho na Serra para loteá-la e privatizar o que resta de bonito daquela paisagem.

 Este era um belo bloco onde tinha alguns boulders, na parte de Valinhos da Serra, veja o que aconteceu!

Triste fim de mais um bloco! Os maiores e mais bonitos já foram destruídos, mas ainda há tempo de preservar o que restou!

Em 2005 eu realizei meu primeiro trabalho científico de expressão que foi meu Trabalho de Conclusão de Curso em Geografia, aclamado por meus professores como um dos melhores que eles já orientaram.

 Esquema da influência do relevo, solo e geologia sobre a vegetação. Trabalho publicado por mim em 2006.

Claro que de lá pra cá eu leio este trabalho e vejo muitas interpretações errôneas, mesmo assim ele continua sendo a única referência sobre a ecologia e origem da Paisagem da Serra dos Cocais.

Foi através deste trabalho que eu fui contactado pela Associação dos Amigos da Serra dos Cocais, que está pressionado o governo de São Paulo para transformar a região numa APA, Área de Proteção Ambiental.

Pois bem, eu abracei a causa e divulgo agora meus argumentos para que este projeto saia do papel e a Serra dos Cocais se Transforme na APA do Sauá.

Leia minha coluna e meus argumentos em:

Razões para a conservação da Serra dos Cocais

Um comentário:

Reginaldo Mendes disse...

q dó, é um atentado violento ao pudor isso. E pior, contra a natureza, isso mostra realmente que o homem, esta neste mundo para destruir tudo mesmo.