Blog do Pedro Hauck: Guarapuava

17 de fevereiro de 2010

Guarapuava

Guarapuava (lobo bravo em guarani?) é uma cidade média que fica no centro do Estado do Paraná. É uma das cidades mais frias do Estado por que fica em um planalto acima dos mil metros de altitude, o terceiro planalto do Paraná, que é um prolongamento da Serra Geral, onde se conserva grandes pacotes de derrames de basalto, rocha vulcânica original de fissuras oriundas da separação entre a América do Sul e África há uns 100 milhões de anos atrás e outras vulcânicas que falarei mais tarde...

Aqui tem uma das paisagens de planaltos mais belas do Brasil meridional, a quebra do relevo favorece a existência de várias cachoeiras. Além disso, ainda há belíssimas florestas de Araucária e campos subtropicais.

A parte urbana da cidade merece a atenção. Não há nada demais, mas também nada de menos. A cidade é simples e bonita. Não há uma arquitetura excepcional, o que existe são pessoas que mantém casas com jardim, calçadas arborizadas e uma prefeitura que mantém jardins, praças e muitos parques preservados, aproveitando o relevo, os rios e outros aspectos naturais da cidade para o lazer, como é a lagoa das lágrimas e o parque do lago, além da pedreira de riolito ao lado da rodoviária, que virou a Praça da Fé, onde há vias de escalada.

Hoje eu tentei duas vezes ir escalar na Praça da Fé. Na primeira, pela manhã, eu fiquei uns 40 minutos fazendo croquis das vias. Quando coloquei os equipos para escalar, começou a chover...

À tarde eu e a Eliza fomos fazer umas transparências para dar uma aula na Unicentro de Irati, amanhã. Perdemos a tarde inteira!

No fim da tarde, o tempo estava ensolarado, mas quando chegamos na praça, o tempo fechou e choveu de novo. Azar!

A chuva foi rápida, mas o suficiente para molhar todas as vias. Já que não dava para escalar, fomos para o parque do Rio Jordão, onde ficam umas corredeiras e há uma paisagem muito bonita, com gramados e churrasqueiras e muita Araucária.

As cidades do Sul são muito legais e bonitas, dá pra sentir como as pessoas são mais cuidadosas com os locais onde moram. O mais interessante é que aqui teve uma colonização paulista, dos tropeiros que saíam de Sorocaba e iam para Viamão. Mais tarde a cidade recebeu imigrantes europeus e depois gaúchos, por isso tem tanta gente que torce pro Inter e Grêmio, além do Corinthians, é claro!

Mais tarde continuo com minhas observações sobre Guarapuava e outras cidades da região. Ainda preciso conhecer mais cachoeiras e as escaladas. Tomara que o tempo colabore.


Praça 9 de Dezembro


Lagoa das Lágrimas

Casa típica no centro



Lagoa à noite



Praça da Fé prestes a chover



Eu estava colocanda a solteira quando começou a chover.... (foto Eliza Tratz)

E assim ficou na segunda vez que caiu água, pela tarde...

Rio Jordão

Parque do Rio Jordão

Rio Jordão ao fim da tarde (foto Eliza Tratz)

Ponte no rio Jordão (Foto Eliza Tratz)

Araucária e pôr do sol. A foto ficaria linda se não fossem estes postes de alta tensão! (foto Eliza Tratz)

Um comentário:

Esdras Daniel disse...

Grande Pedro,

Massa o lugar. Fala um pouco sobre a escalada (tipo, graduação) ai pois pelo que minha companheira falou é pertinho de Curitiba e é mais uma opção pra visitar quando eu cair por essas bandas.