A cidade é banhada pelo potente rio dos Patos, afluente do Ivaí, que atravessa diversas litologias de rochas paleozóicas de resistência diferenciada. Algumas destas rochas mais jovens (e por isso numa posição estratigráfica superior) são mais frágeis que outras rochas inferiores, é o caso dos folhelhos da formação Rio do Rastro com os siltitos da formação Teresina.
Aliando a força do rio, com a fraqueza dos folhelhos e falhas geológicas, onde o rio pode penetrar e escavar seu leito, foi esculpido um canyon pelo rio dos Patos e tanto neste rio quanto em seus tributários caem grandes e potentes cachoeiras que são o atrativos da cidade.
Outro atrativo é a paisagem rural e urbana do município que foi colonizado por ucranianos. Pelas estradas rurais podemos ver as plantações, os silos de tijolo e as casinhas de madeira e as igrejinhas ortodoxas. Nos quintais com Araucárias, vemos criancinhas loiras bricarem na terra descalços. Vi nestas paisagens rurais o mesmo que Hellé Vellozo Fernandes escreveu em seu "Nos campos e nos pinhais".
Além da soja e do milho, que são o cultivo da moda, na roça de Prudi, como é carinhosamente chamada Prudentópolis, vi muito fumo, erva mate, gado leiteiro e mulher loira bonita, matéria prima de exportação para São Paulo, onde está em falta.
Brincadeiras a parte, vi ao lado de algumas cachoeiras, como Salto Sete, a possibilidade de abertura de alguns setores de escalada numa rocha totalmente inusitada, os siltitos de deposição plano paralela da Formação Teresina, nunca escalei numa rocha dessas e lá tem muita parede, ainda suja, com esta rocha pra escalar.
Acho que vale a pena ir pra lá abrir uma vias e ensinar as ucranianas bonitas a escalar.
Caminhão de erva mate
Casa de madeira
Igreja ucraniana
Jerônimooooo
Piscina natural com Xaxim, ou melhor, Dicksonia
Salto 7
Salto 7 e o paredão
A rocha é essa aí, o Siltito da Formação Teresina
Encontro das águas da cachoeira com as do Rio dos Patos, que estava bem cheio e caudaloso.
A caminho da cachoeira de São João: atolado!
Mas enfim chegamos!
Bem perto!
Olha o canyon novamente!
Vista de longe do Salto São João.
Olha lá ele no pôr do sol.
Estranha esfoliação no siltito.
Sujando....
... limpando!
Silos de tijolo
Ponte de madeira
Estrada de terra no meio da floresta de Araucária
Vista para o vale do Rio dos Patos, incrível! Ainda estuarei a gênese deste relevo, tenho um bom palpite...
Salto Barão do Rio Branco no rio dos Patos
Usininha de eletricidade da Copel no Salto Rio Branco
Muita água neste mês chuvoso!