Lá, eu fui levado pela Eliza a conhecer a colonia de Entre Rios, onde moram muitos imigrantes e parentes de imigrantes alemães. São 4 colonias que são um tipo de cidadezinhas em meio ao campo. Lá eles produzem muita coisa, soja, milho, trigo, cevada, flores, animais, leite... Boa parte disso é transformado lá mesmo através de um moinho de trigo, de cervejaria, fábrica de ração etc... Realmente incrível a organização e a riqueza que se extrai do campo, pois as proprias casas das colonias mostram a prosperidade e como o meio rural pode se desenvolver.
De lá fomos conhecer o Setor Cascavel, uma escarpa de Riolito que aflora ao lado de uma cachoeira perto da colonia. O pico foi aberto recentemente e tem cerca de 10 vias, todas muito difíceis. Entre pra brincar na via que a Eliza abriu com a Aline e a Fran, que sem querer recebeu o nome de "via das aranhas"....
A via é dificil, um 7c ou mais... Acabei nem terminando ela, pois uma chuva nos pegou de surpresa. Acabamos retornando pra colonia e fomos tomar um café com strudel no Brot Kaffe, uma padaria alemã muito boa!
Esta chuva marcou uma entrada de frente, mas mesmo com tempo ruim, fui conhecer o maior atrativo da cidade, a cachoeira de São Francisco, que tem quase 200 metros de altura e que fica na divisa com o municipio de Turvo e Prudentópolis.
A estrada que vai pra lá, a linha do Guairacá, é um atrativo em particular, muito linda! Chegamos tarde, as 17 horas e o Salto estava encoberto por neblina, mesmo assim pude ver ele e também as enormes paredes do canyon onde dizem ter uma via de escalada.
Este salto foi um aperitivo pra gente mais tarde conhecer outros com muito mais água, as famosas cachoeiras de Prudentópolis, mas isso conto no próximo post....
Setor Cascavel
Cachoeira Cascavel
Cachoeira por cima
Cachoeira por baixo
Tronco de uma Imbuia ou Ocotea porosa
Olha o Pleistocêno aí gente!
Salto São Francisco entre as nuvens
Paredes do canyon
Jerônimoooooo....
O Salto e as paredes.
Cachoeira ao lado da BR 277