Na estrada que liga o Brasil à cidade de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia há, a cerca de 250 Km da fronteira, um lugar muito bonito e pouco conhecido pelos brasileiros, Chochis.
Trata-se de uma grande concentração de morros residuais de arenito vermelho, cuja formação geológica desconheço, mas que se parece muito com nossa formação Botucatu, dos arenitos que formam a Cuesta onde fica o Morro do Cuscuzeiro, um dos lugares que mais escalei em minha vida.
Se o arenito de Chochis for o mesmo, ou parecido com o arenito do interior de São Paulo (que eu acho que não é, pois ali deve ser um outro Craton), isso significa dizer que esta região é um paraíso da escalada, pois os afloramentos rochosos são muito grandes e bonitos e bastante fendados.
O destaque fica para um morro testemunho, aos moldes do que é o Cuscuzeiro, mas mais delgado e mais alto, que fica dentro de uma propriedade de Igreja.
Não sei se lá em Chochis há vias de escalada e nem sei se alguém já se aventurou por lá. O fato é que o local é bonito e perto e fica então o convite para o escalador aventureiro que queira viajar e conquistar vias em lugares pouco conhecidos e exóticos. Eu acho que vale a pena explorar!