A Pedra do Baú é mais do que um simples morro, é um mito e isso advém do fato de que lá ficam os únicos big walls do Estado de São Paulo e também porque as vias que não se utilizam técnicas artificias (Marvada Bunda e Parque dos Dinossauros) são bem difíceis.
Entretanto, muito tempo antes de serem abertas estas vias, o acesso ao cume da montanha feita sem escadas não era tão complicada e parece que muitas pessoas esqueceram da via "Normal" do Baú que é acessada desde o Col com o Bauzinho.
A "Normal" não é uma via grande e muito menos dificil. É o caminho mais fácil para ir pro cume da montanha escalando, já que são apenas duas enfiadas de terceiro grau seguidos por caminhadas e trepa pedras. Mesmo fácil, isso não quer dizer que a via seja pouco interessante, ao contrário disso, ela é muito bonita e chega a dar medo aos menos acostumados com altura.
Realizei esta escalada com uma pessoa muito especial neste fim de semana, a Vivian. Mas como não sou muito chegado a coisas muito normais, realizei a primeira enfiada da via por outra rota, a Marrasmo, que é um quinto grau com passagem em móvel.
A Marrasmo é um trecho bem curto que sai no meio da Cresta do baú, onde dá pra fazer uma parada em móvel usando peças pequenas e médias. Em seguida, sobe-se pelo terceiro grau da Cresta, que é muito bonita e afiada, para não falar em exposta para quem não está acostumado. Esta via termina na Normal.
Dali em diante é outro terceiro grau até a base do "Teto" do Bau, de onde começa a trilha para o cume.
Esta é uma escalada bonita e diferente que vale a pena uma investida.
18 de maio de 2009
3 comentários:
- Paulo Roberto - Parofes disse...
-
Belas fotos, e como sempre digo, belíssima montanha o Baú. Ainda não tive a oportunidade de conhecer mas quero ver se resolvo isso durante esse inverno...
As despesas das férias e uma baita faringite ainda me prendem em casa...
Quando passar em SP avisa antes cara! A gente queima uma carne lá em casa!
Abrazos - 19 de maio de 2009 às 11:57
- Hilton Benke disse...
-
Legal!
- 19 de maio de 2009 às 23:57
- THROLL disse...
-
show,muito bom.
- 29 de janeiro de 2010 às 20:09
Assinar:
Postar comentários (Atom)