Blog do Pedro Hauck: Nova via na Pedra da Divisa: Só as Cachorras

22 de maio de 2009

Nova via na Pedra da Divisa: Só as Cachorras

Na quarta feira fomos chamados (eu e Tacio) pelo Eliseu para ajudá-lo, junto com o Crevinho, na abertura de um novo projeto no setor dos Tetos, o mais popular da Pedra da Divisa em São Bento do Sapucaí.

A linha saía de um diedro positivo e subia até uma fenda. Pela aparência, a via daria um sexto grau. Eliseu subiu pela via ao lado, a Morcheeba e bateu o primeiro grampo à cerca de 13 metros do chão, abaio de platô de mato cheio de abelhas...

Ele dali subiu delicadamente até a fenda, onde entalou uma peça móvel e percebeu que daria para subir ainda mais. Por grande obra do acaso, mais para cima chega-se em um super negativo com agarras enormes, mas sem pé. Ele foi até ali e bateu uma parada.

Depois disso desceu e deixou a furadeira em nossa mão para que batessemos as chapas sainda do chão, colocamos três.

Hoje eu e o Tacio voltamos lá para terminar o serviço. Subimos a divisa com um enxadão e uma vassoura. Subi guiando e fiz uma "parada" em móvel na fenda e comecei a limpar de baixo pra cima, até chegar no platô das abelhas.

Dei a primeira enxadada, e foi abelha pra tudo quanto é canto... Desci de rapel cheio de abelhas pela roupa. Por sorte a abelha é do tipo cachorrinha, aquela que não pica, mas inferniza.

Deu um tempinho e voltei para o platô. Comecei a pôr pra baixo todo o mato (eco-xiitas fiquem tranquilos que eram brachiaria!) e limpei o faltava. Pus muita terra pra baixo e também outra cachopa de abelha. Foram duas! Desci escovando a parede para deixar tudo pronto para a primeira ascensão.

Enquanto esperamos as abelhas irem embora, o Tacio entrou guiando e encadenou a "It's Only Rock and Roll", eu fui depois em pink point... de volta ao chão, olhei para cima e apesar das abelhas ainda estarem lá, não aguentei, peguei a ponta da corda e parti pra cima.

O começo da via é bem fácil. Entre a segunda e a terceira chapa tá faltando ainda uma outra proteção, apesar de ser um lance de sexto, pede-se atenção para quem for repetir logo neste final de semana (em breve será colocada uma chapa lá!)

Passando a quarta chapa, entra-se em um lance fácil até o antigo plato das abelhas e lá começa a fenda. Utiliza-se um camalot n. 3 ou 2 para preteger este lance. Ao término da fenda, vc terá que sair e logo terá uma outra chapa na direita. Ali há um baita agarrão pra mão direita. Para passar o lance é preciso subir o pé bem alto e sair quase na horizontal para pegar um outro agarrão, onde se junta a mão e passa para uma terceira agarra grande na direita. Ali já dá pra ajeitar os pés e só bater a solteira... Grau final da via: 7a/b? Venha repetir e dar sua sugestão!

O nome da via? Não podia ser outro, pois quase que as abelhas cachorras ganharam a briga, quase...

Eliseu batendo a primeira chapa no primeiro dia

Pedra da Divisa

Indo pro trabalho com a enxada

Saida da via

Depois da quarta chapa

Final da fenda, indo pro crux

Peça de tamanho ao camalot n. 3 na fenda. À prova de bomba!

Tacio entrando na fenda de segundo

Tacio indo pro crux

Para ver mais fotos, entre no site do Tacio: www.tacio.com.br

Nenhum comentário: