Blog do Pedro Hauck: Expedição Corona Del Inca

28 de dezembro de 2015

Expedição Corona Del Inca

A província de La Rioja na Argentina é o fim ou o começo do altiplano andino, uma vasta região geográfica acima dos 4 mil metros onde despontam alguns dos maiores vulcões do mundo. Trata-se de uma das regiões mais remotas e fascinantes do mundo que nos últimos anos tenho me dedicado a explorar e desvendar seus mistérios.

A região da Corona Del Inca é certamente uma das mais impressionantes da Puna, como é popularmente chamado o altiplano. Tal “corona” nada mais é que uma gigantes cratera vulcânica que é circulada por 7 montanhas acima dos 6 mil metros, dentre elas a terceira e a quarta mais alta de todos os Andes (Bonete Chico e Pissis).

Há muito tempo quero realizar uma ascensão nestas montanhas. Em 2006, a primeira vez que passei aqui perto de carro, eu não tinha exatamente um carro para fazer isso. Era um GM Corsa, que mesmo que muito valente não pode chegar num local tão exigente. Na segunda vez, com Waldemar Niclevicz, passamos aqui diante de uma mega tempestade e não tínhamos tempo de esperar o tempo melhorar. Na terceira vez era inverno e mesmo que o objetivo fosse tentar a ascensão de algum 6 mil, não teríamos conseguido chegar perto, devido o excesso de gelo no chão.

Mesmo assim, nesta ultima vez, estive bem perto. Pois o recém batizado Vulcão Parofes fica a poucos quilômetros a Leste do Bonete Chico, que é o que será a cereja do bolo desta expedição. Esta montanha, com seus 6800 metros foi a ultima, dentre as 10 mais altas dos Andes a ser escalada, fato que só ocorreu em 1978, depois que, por exemplo, todos as montanhas de 8 mil metros no mundo já tinham sido escaladas. Este ano, inclusive, foi o ano que o homem pela primeira vez escalou o Everest sem oxigênio. Mas por aqui estavam somente conhecendo esta remota região.

Meus companheiros nesta empreitada serão:

Vinicius Vieira: Tem 33 anos, já foi com a gente para o Cordón Del Plata, Aconcagua (2x), Ojos de Salado, Huayna Potosi, Parinacota e Sajama, além de ter feito o curso de escalada em rocha.
Paula Kapp: Tem 35 anos, já foi com a gente para o Cordón Del Plata, Huayna Potosi (2x), Illimani, Sajama, Ojos Del Salado.
Greissy Caminsky: Tem 34 anos, foi minha aluna do curso de escalada em rocha em 2008, já fez cume no Plata, Pequeno Alpamayo e Huayna Potosi.

As dificuldades que iremos enfrentar será a altitude, o frio extremo, o isolamento, a falta de estradas e necessidade de saber dirigir 4x4, ter um bom carro 4x4, ter um sistema de previsão de tempo e muita força, pois tudo aqui é gigante.

Devido a exigência desta expedição, não pude abrir para pessoas com menos experiência. Isso sem falar que aqui não tem boliviano e nem sherpa. É tudo a gente que tem que portear e também temos que estar bem na direção, pois as aproximações 4x4 são fundamentais e muito exigentes.

Com tanta montanha, nossa ideia é simples: Escalar o maximo que der!

Acompanhe aqui esta nova expedição. Veja onde vamos estar ao vivo através do rastreador SPOT

Vista para o maciço do Bonete Chico em Novembro de 2015 

Nenhum comentário: