Blog do Pedro Hauck: De Cachi a Cafayate pela ruta 40

27 de dezembro de 2012

De Cachi a Cafayate pela ruta 40


Após termos escalado o Nevado de Cachi, começamos a nos organizar para dar continuação à viagem e à nossa série de ascensões em montanhas no Norte da Argentina. 

Nosso plano para hoje, dia 26, era de percorrer os quase 600 km de distância entre Cachi e a cidade de Antofagasta de La Sierra, localizada em plena puna de Catamarca e rodeada por vulcões de mais de 6 mil metros de altitude.

O plano veio água abaixo pelas belezas da parte Sul do vale de Calchaqui, entre Cachi e a cidade de Cafayate, cerca de 180 km que foi impossível de fazer sem parar muitas vezes para fotografar e admirar a paisagem.

Primeiramente foi a beleza histórica do lugar. Ninguém imagina, mas este rincão árido já era habitado pelos índios há mais de 10 mil anos, foi conquistado pelos Incas por volta de 1450 e em 1540 já estava sob domínio espanhol, que ergueu diversas cidades coloniais, muitas ainda bastante preservada, como Molinos, que ainda tem uma igreja do século XVIII.

Não é só isso, a ruta 40, que corta o vale de Norte a Sul, ainda corta várias formações sedimentares, de arenitos e tilitos bastante dobrados e basculados, numa paisagem que parece a lua.

Se não bastasse, o final deste tramo, ainda é marcado pela produção de vinhos de excelente qualidade. A bodega Quara, que faz vinhos muito bons, são daqui!

Resultado, não foi hoje que voltamos à Puna! Os motivos, vejam abaixo:


Igreja Colonial em Molinos. Construção do século XVIII

Parte do vale de Calchaqui onde é cultivada uvas para vinho. Finca El Carmen.

Trecho da Ruta 40 onde começa o Monumento Natural de Angastaco

Arenitos basculados de Angastaco.

Quebrada de las Flechas.

Paisagem lunar em Angastaco.


As camadas mergulham aqui a 55 graus.


Beleza e rusticidade no deserto.
Praça principal (provavelmente se chama Plaza San Martin) em Cafayate.

Igreja com apresentação a noite.

:: Continue lendo esta história

9 comentários:

Jorge Kaiser Junior disse...

Sensacional este trecho da ruta 40, Molinos e Angastaco são lugares com uma "atmosfera" toda especial.
Interessante que nessa região próxima a Angastaco existe um microclima, sempre há um acúmulo de nuvens!! Parece até pelas tuas fotos que passamos por aí no mesmo dia, mas não, estive a dois meses atrás e as nuvens parecem as mesmas!!

Marechal_pr disse...

Ola amigo, planejo ir a San Pedro de Atacama mas para evitar ida e volta pelo mesmo trajeto penso em ir pela ruta 40 de Cafayate até Susques e voltar por Purmamarca e Salta e imagino que possa me esclarecer uma dúvida:
Seria possível transpor este trecho, Cafayate - Susques pela ruta 40 com um CLIO?
Espero que possa me auxiliar.
Obrigado, Parabéns pelo blog e fique com Deus.
Valdinei Vogel.

Marechal_pr disse...

Olá amigo, pretendo ir a San Pedro de Atacama e para não fazer ida e volta pelo mesmo trajeto penso em ir pela Ruta 40 de Cafayate até Susques e voltar por Purmamarca e Salta.
Imagino que pela tua experiencia poderá me sanar uma dúvida:
É possível transpor esse trecho, Cafayate - Susques de CLIO?
Fico muito agradecido se puder me ajudar.
Um grande abraço, parabéns pelo blog e fique com Deus.
Obrigado pela atenção.
Valdinei Vogel.

Pedro Hauck disse...

Valdinei,

Imagino que este caminho que vc desenhou seria sair de susques, passar por S.A de Los Cobres, passar pelo paso de acay, Cachi e enfim Cafayate.
Neste trajeto, a unica dificuldade é subir o paso del Acay e descer até La Poma, mas dá sim. Eu já fiz isso num Corsa e vc pode ver isso aqui mesmo no Blog, nas postagens de Julho de 2007. Uma dica é ao inves de atravessar o paso de Jama e chegar em Susques, tente atravessar pelo paso de Sico, fazendo ai uma ida e volta totalmente diferente.

Marechal_pr disse...

Ola, primeiramente, muito obrigado pela atenção e rapidez da resposta.
Meu roteiro é esse sim mas ao contrário. Moro em Marechal Rondon, extremo oeste PR a 180 km de Foz. Quero ir de corrientes até AVIA TERAI e daí até SAN MIGUEL DE TUCUMÁN, ai então vem o trecho que me preocupa:
Cafayate, Angastaco, Cachi,
La Poma, San Ant. de Los Cobres, passar ao lado do vulcão Tuzgue, depois, Pastos Chicos, Huancar e finalmente alcançando a RN52 indo a SPA pra depois voltar pela RN52 até Salta.
O fato de terem estourado tres mangueiras do teu carro seria mero azar ou tem algo a ver com a altitude?
Novamente obrigado e sucesso, que Deus te acompanhe sempre.
Valdinei Vogel.

Pedro Hauck disse...

Oi Valdinei.

O caminho de Resistencia até Tucuman é a parte mais chata da viagem. Paisagem deseritica, local quente, monotono....
DEpois é só beleza. Em Amaicha del Valle tem um museu muito legal de antropologia, depois vc passara pelas ruinas dos indios Quilmes e enfim chegar em Cafayate.
Esta postagem do blog mostra a bela paisagem entre Cafayate e Cachi. DEpois, ela fica ainda mais bonita. Reserve um dia longo pra fazer este caminho, pois é lindo. Vc pode ver ainda nas postagens de dezembro de 2012 este caminho.
Em San Antonio vc entra na Puna. eh um mundo novo. a Bolivia da ARgentina.
O carro vai passar por tudo, alguns locais com mais dificuldade outros menos.
Minhas mangueiras estouraram pq o Corsa tem um serio problema de aquecimento. Ele esquenta na cidade parado no transito.
Claro que eh preciso se previnir. DEixe seu radiador apenas com aditivo, para nao congelar a noite e nao suba o paso de acay sobrecarregando muito o veiculo. pare pra esfriar as vezes.
Leia no site altamontanha.com o artigo sobre documentaçao em viagem nos Andes.
Boa trip!

Marechal_pr disse...

Muito obrigado por todas as dicas, bastante esclarecedoras e com certeza irão ajudar, estou ainda mais empolgado, farei um relato depois a viagem e com certeza lhe enviarei o link caso queira dar uma olhada.
Continuarei acompanhando o site e lendo tuas aventuras, muito boas,sem contar as aulas de geografía que as acompanham.
Obrigado e fique com Deus.
Valdinei Vogel.

Marechal_pr disse...

Amigo, eu de novo tirando teu sossego, rs, mas é que considerei tua dica de ir por Paso de Sico mas lendo alguns relatos parece que este trajeto é muito pouco usado e dificilmente se encontra outros carros pelo caminho, claro que posso ter tido informações erradas ms se for realmente assim o que me recomendaria para o caso de acontecer qualquer imprevisto no caminho ja que não tenho tanta experiencia e equipamentos (diria q praticamente nada)como vi que vcs tem para quem sabe enfrentar uma noite em um lugar assim.
Não que eu seja tããão cagão mas sempre é bom prevenir não é mesmo?
Um grande abraço e desculpe o excesso de perguntas mas é que tuas informações são muito boas, obrigado.
Valdinei Vogel.

Pedro Hauck disse...

Opa,

Sao duas opções proximas, o Sico e o Jama. REcomendo ir por um e voltar por outro.
O Sico é bem menos frequentado, mas dá pra ir com carro normal sim. Claro, tomando cuidados, como não correr demais, etc.

O caminho no Abra del Acay é bem mais complicado que o Sico, mas nada muito foda.