Ter acesso à pratos típicos, no entanto, não tem sido uma tarefa fácil em minhas viagens e na Amazônia não foi diferente, queria ter me enfastiado de peixe, mas não consegui, afinal comer peixe na Amazônia é caro, mesmo tendo os maiores rios do mundo à sua disposição. Claro que não deixei de comer alguns peixes, como o Tucunaré, mas o famoso Pirarucu ficou para depois.
O que aconteceu comigo não se restringe à Amazônia, também aconteceu no Uruguai, no Nordeste do Brasil, na Bolívia e em outros locais. Todos os pratos típicos regionais estão ficando raros e perdendo a concorrência para uma comida mais globalizada, a famosa comida do supermercado.
As coisas típicas são geralmente artesanais e tem uma distribuição muito restrita, além é claro de sofrerem restrições da vigilância sanitária, pois na ausência de um processo de produção industrial, fica muito caro atender todas as exigências de saúde. É por isso que na minha Curitiba, produtos típicos da região não estão na prateleira dos supermercados, como o salame e o queijo colonial. O Pierogi do Tadeu tá sendo substituido pelo Habib´s, Mc Donald ou qualquer coisa do padrão.
Na Amazônia você pode ir ao rio pescar, mas quem vive na cidade não tem tempo e trás seus alimentos do supermercado e pelo que parece o peixe tem um dificuldade de ser distribuído e para o consumidor final ele acaba sendo uma alternativa mais cara, apesar de estar de graça no rio.
Pude constatar esta lógica quando estive na comunidade ribeirinha na Floresta do Tapajós. O único lugar que eu comi peixe todos os dias era o unico em que a população de fato vivia do extrativismo e não do supermercado.
Se as tipicidades não forem mantidas, logo mais as próximas gerações irão achar que o hamburguer é a comida típica da Amazônia e uma parte da cultura será perdida, sem falar que um hábito alimentar saudável será substituido por outro. Seria decorrente disso o aumento da obesidade nas classes mais baixas da população?
Isso não significa que não exista mais peixe na Amazônia, mas se você quiser provar os verdadeiros sabores regionais, terá que pagar mais caro e no fim, ir ao rodizio ficará mais em conta.