Eu no cume do Plata em 2000 com apenas 18 anos! Expedição por conta própria, sem guia, sem dinheiro, sem mula, sem experiência, sem informação, sem equipamento. O começo de tudo! Minha primeira montanha andina.
Muitas pessoas me procuram para pedir dicas de onde começar na escalada em alta montanha. Minha resposta é uma só: Cordón del Plata.
O Cordón del Plata é uma serra cheia de montanhas, desde a cota dos 3 mil metros até 6.000, que é a altitude de seu ponto culminante, o Cerro Plata.
Por se tratar de um lugar com tantas montanhas que fazem literalemente uma escadinha, o Cordón del Plata é excelente para se aclimatar e também ter uma primeira experiência em alta montanha.
Outra vantagem do Cordón, é que os acampamentos não são muito distantes um dos outros e aquelas penosas caminhadas de aproximação se tornam mais tranquilas.
Agora, o melhor de tudo é que não é preciso pagar nenhum permisso para escalar lá, o que torna o Plata bem mais acessível que o inflacionado Aconcagua, que dá pra ser avistado de lá, assim como outras montanhas da região, como o Tupungato.
O Cerro Plata foi minha primeira alta montanha. Escalei ela junto com meu amigo Maximo Kausch em Fevereiro de 2000, quando eu tinha apenas 18 anos. Fui com nenhum conhecimento e lá foi o principio de tudo pra mim.
Não vou ficar repetindo palavras daquilo que já está escrito. Deixarei alguns links com mais fotos e dicas para quem se interessar em fazer esta escalada já agora neste verão. No meu site, o Gentedemontanha já muita coisa a respeito desta montanha. Conheçam, se planejem e visitem que vale a pena:
História: A Odisséia Austral
Fotos: Cordón del Plata em 2000
Fotos: Cordón del Plata em 2004
Artigo: Cordón del Plata, uma boa experiência em montanha