Ao finalizar minha ultima expedição na região da Corona Del Inca, em La Rioja, Argentina contactei o historiador de montanha Rodrigo Granzotto Perón. O Rodrigo é quase como uma “Miss Hawley” do Brasil. Ele coleta informações e faz estatísticas de ascensões nas grandes montanhas do mundo e faz um trabalho muito interessante registrando ascensões brasileiras nos Andes.
Com o Rodrigo descobri que das 3 montanhas que escalei com o Vinicius Vieira, Paula Kapp e Greissy Caminski na Argentina, duas eram inéditas para brasileiros, O Cerro Baboso, de 6080 metros e o Bonete Chico, que com 6779 metros é a quarta montanha mais alta dos Andes e também nunca havia recebido um montanhista tupiniquim em seu topo.
Acabamos por escalar a montanha mais alta dos Andes em ascensões brasileiras.
Não que esteja me gabando pelo feito. É apenas uma estatística, uma consequência de minha dedicação ao montanhismo, de dar preferência a montanhas remotas e desconhecidas em detrimento das famosas e super frequentadas.
Descobri também que é a segunda vez que realizo tal proeza, já que em 2013, quando escalei o Pissis junto com Waldemar Niclevicz também escalamos a montanha mais alta dos Andes que também era inédita a brasileiros e que ao longo de meus 18 anos de montanhismo fiz 17 montanhas de 6 mil metros inéditas a montanhistas de meu país.
Também acabei de me tornar o primeiro brasileiro a escalar as 5 montanhas mais alta dos Andes:
1) Aconcagua – 6962m. Escalei em 2002 junto com Maximo Kausch, sem mulas, sem guias e sem juízo.
Aconcagua em 2002 com Maximo Kausch |
2) Ojos del Salado,6883m. Fiz cumes duas vezes, a primeira em 2013 com Waldemar Niclevicz e a segunda guiando um grupo pelo GentedeMontanha.
Ojos del Salado em 2013 com Waldemar Niclevicz |
3) Pissis, 6793m. Cume em 2013 com Waldemar Niclevicz
Pissis com Waldemar Niclevicz em 2013. |
4) Bonete Chico, 6779m. Cume em 2016 com Vinicius Vieira, Paula Kapp e Greissy Caminski.
Bonete Chico com Greissy Caminiski, Vinicius Vieira e Paula Kapp. |
5) Três Cruces Sur, 6749m. Cume em 2013 com Waldemar Niclevicz.
Três Cruces com Waldemar Niclevicz. |
Agradeço enormemente aos meus parceiros de montanha que possibilitaram eu conseguir estas montanhas principalmente Waldemar Niclevicz e Maximo Kausch.
Aproveito para divulgar que meu próximo projeto é escalar as 10 montanhas mais altas dos Andes. Um projeto que foi realizado por poucas pessoas e que estou muito próximo de concluir.
1) Aconcagua - Já realizado
2) Ojos del Salado - Já realizado
3) Pissis - Já realizado
4) Bonete Chico - Já realizado
5) Tres Cruces Sur - Já realizado
6) Huascarán Sur
7) Llullaillaco - Já realizado
8) Mercedário - Já realizado
9) Walther Penck
10) Huascarán Norte
A lista que sigo é a que foi gerado pela pesquisa de Maximo Kausch e de Suzie Imber que foi obtida através de pesquisa com dados SRTM. A lista está disponível aqui.