Blog do Pedro Hauck: Resumo da Semana n. 5 - AltaMontanha.com

18 de agosto de 2010

Resumo da Semana n. 5 - AltaMontanha.com

A semana que se passou foi marcada pela mobilização contra as emendas que transform um projeto de lei que está super favorável para a regulamentação dos Esportes de Aventura para a burocratização da prática livre e oneração de quem pratica os esportes por conta própria. Trata-se das emendas do Projeto de lei 7288/10, que a comunidade montanhística do Brasil repudia e realiza um abaixo assinado.

A cultura do montanhismo demonstra sua força no Brasil com a realização de mais dois eventos, o Oitavo Festival de Montanha do Sul de Minas em Itajubá e o Papo de Montanha, evento realizado pelo Centro Excursionista Light, terá como o próximo convidado o grande Eliseu Frechou, um dos maiores escaladores do Brasil.

Falando em grandes montanhistas, Maximo Kausch finalmente deu notícias de sua expedição no Karakoram. Depois de dois meses nas montanhas, ele retornou, com muita dificuldade, à civilização. Encontrou um Paquistão destruído pelas enchentes e de volta à idade das pedras. Teve que sair de Skardu num vôo de ajuda humanitária, mas passa bem. Ele está em Kathmandu, no Nepal, se preparando para escalar mais um oito mil.

Demais tivemos com sempre a contribuição de nossos colunistas, que contam suas experiências e também de nossos eternos colaboradores com relatos de montanha, quem agradeço muito (Jorge Soto e Beatriz Azevedo).

Pedro Hauck - Editor do AltaMontanha.com


As emendas do PL 7288 exigem o controle de qualquer pessoa que pratique esporte de aventura. Isso significa que só podem ter autonomia de praticar livremente estes esportes a pessoa que passar por um processo de certificação. A CBME e outras Entidades de Administração Deportiva prefere a certificação de instrutores somente, como é o texto original do Projeto. Ajude o montanhismo livre assinando este Abaixo Assinado contra as emendas. Entenda melhor este Projeto de Lei.

:: Petrópolis lança programa de incentivo ao montanhismo
A Prefeitura de Petrópolis por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis lançam o Programa Municipal de Incentivo ao Montanhismo.

:: Inscrições 10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha
As inscrições para a Mostra Competitiva da 10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, que ocorrerá de 21 a 27 de outubro na capital carioca, vão até 20 de agosto.

:: Desfecho da expedição de Maximo Kausch no Karakoram
Após muita dificuldade, Maximo Kausch conseguiu comunicar a família e dizer que está bem, apesar do caos que se instalou no Paquistão devido as enchentes.

:: 8° Festival de Montanha do Sul de Minas
Acontece nos dias 20,21 e 22 de Agosto de 2010, o tradicional Festival de Montanha de Sul de Minas em Itajubá. Confira a programação e participe!

:: Papo de montanha com Eliseu Frechou
O Clube Excursionista Light está promovendo uma série de palestras com pessoas de destaque na escalada brasileira. No dia 17 de Agosto, será a vez de Eliseu Frechou falar sobre grandes paredes. Participe!

:: Coluna Neudson Aquino: Tejuçuoca, o Cipó Cearense
Final de semana passada fiz uma “climb trip” para um pico de escalada aqui do estado que eu ainda não conhecia. Já tinha ouvido muito falar de lá, do quanto o local era fantástico pra escalar. Calcário de boa qualidade, quase sempre na sombra, as vezes dentro de grutas que deixavam o clima bem agradável. Mas isso não era nem metade do que é esse lugar. Se você achou a comparação do título exagerada, espere pra ver o local!

:: Coluna Pedro Hauck: Mistérios da Serra da Capivara - Parte 2
Nas Cuestas arenito – conglomeráticas da Gurguéia, curiosas figuras pintadas com óxido de ferro e caulinita chamaram a atenção dos primeiros forasteiros da região que reconheceram nas pinturas o semblante de um animal que não faz parte da fauna local e que por isso era motivo de mistério para quem se perguntava por que aquela figura estava lá?

:: Sua Aventura  - Jorge Soto: Meia Travessia do Tabuleiro: Perrengue Anfíbio (quase) abaixo de zero
Não. Não me refiro à pernada q cruza o Ribeirão do Campo, q despeja suas águas na Cachu Tabuleiro e finda na Lapinha, no Espinhaço norte mineiro. Trata-se de outra caminhada bem mais ao sul, em Santa Catarina, q em 2 dias e meio bem puxados sai da pacata São Bonifacio (SC) e percorre td a acidentada crista da Serra do Tabuleiro até findar em Sto Amaro da Imperatriz, 27km à nordeste. Isso td localizado dentro dos limites do Parque Estadual Serra do Tabuleiro, q abriga uma das mais belas e preservadas regiões catarinense, provando assim q o estado tem atrativos trekkeiros q vão alem de suas praias douradas e seu quinhão de encostas da Serra Geral.

:: Sua Aventura  - Beatriz Azevedo: Pico da Neblina - Parte 3
Partimos às 7:15, do acampamento montado na prainha às margens do Cauaburis e chegamos na boca do Maturaká às 8:15, lá permanecendo enquanto Arlindo leva Deisi, Flavia e os outros três yanomamis pra aldeia. Aproveito e mergulho na fresca água cor de caramelo do igarapé Maturaká cuja nascente é no pico da Neblina.

:: Sua Aventura  - Jorge Soto: Urubuzando pela Serra de Itapety
“Nem só de pão vive o homem“ diz um velho ditado, q igualmente se aplica ao trilheiro. Seja pela curiosidade como falta do q fazer, pela logística fácil e escassez de boas idéias “montanheiras“. Ou até mesmo tds esses motivos agregados - principalmente qdo a grana ta curta - às vezes tb movem este q vos escreve a programas tradicionais mais batidos e sossegados. Programas como o Pico do Urubu, situado na Serra de Itapety e pto culminante de Mogi das Cruzes, de onde se tem magnífica visão das cidades do Alto-Tietê, Vale do Paraíba, Mantiqueira, São Paulo e da Serra do Mar. Através de caminhada sussa de menos de 2hrs e cerca de 350m de desnível, o Pico do Urubu tanto proporciona um bate-volta ideal pra matar o tempo a tiros de “trinta e oitão“ como pra iniciação de novatos na salutar arte das pernadas.

:: Maximo manda notícias do Paquistão

Finalmente obtivemos notícias de Maximo e o desfecho de sua expedição ao Gasherbrum I e II. Infelizmente ele não pode alcançar cume em nenhuma destas montanhas por diversos motivos. Leia na íntegra as noticias enviadas por ele neste caótico Paquistão das enchentes:

Nenhum comentário: