Blog do Pedro Hauck: Ajudando a proteger a Serra dos Cocais mais uma vez!

11 de maio de 2010

Ajudando a proteger a Serra dos Cocais mais uma vez!


A luta pela conservação da Serra dos Cocais deu um grande passo na semana passada com uma manifestação popular que impediu a alteração do plano diretor de Valinhos que pretendia permitir a expansão urbana na Serra.

Se fosse permitido, a urbanização daquele local seria catastrófica, já que a Serra é um dos poucos locais de recarga do lençol na região, que é cada vez mais urbanizada e tem o solo cada vez mais impermeabilizado, ocasionando falta de água na época de estiagem e enchentes na época de chuvas.

Além da importância da Serra como manancial de águas, que é seu principal papel estratégico para os municípios de entorno, o local ainda abriga uma rara vegetação relictual de clima seco, que foi o que predominou na região durante a última glaciação. Além desta importância biológica e por não dizer genética, a Serra tem um relevo ímpar que por si só merece ser preservado como monumento geológico, que são os matacões de granitos, os famosos “Boulders de Valinhos”.

É uma grande alegria saber que eu estou ajudando neste processo. Foi na Serra dos Cocais que realizei minha primeira investigação científica, onde eu pude reunir conhecimentos sobre a gênese daquela bela paisagem. Este conhecimento é hoje usado de argumentos para a preservação e pesou bastante no fortalecimento da opinião das pessoas que querem ver a serra protegida.

Estes argumentos agora fazem parte da série de razões que serão usados pelos órgãos ambientais que tem interesse de proteger a biodiversidade para fazer que os políticos possam votar a lei que transforma a Serra dos Cocais em APA do Sauá.

Ao contrário do que dizem os politiqueiros que querem preencher as mentes incautas que eu sou contrário a preservação e conseqüentemente à montanha, meu comprometimento com a razão e a conservação do meio ambiente é verdadeiro e minhas ações falam mais do que acusações levianas e cínicas.

Foi graças à um artigo publicado na internet que o movimento ganhou fortalecimento eque faltava, com argumentos científicos contra a expansão urbana e a favor da instalação de uma Unidade de Conservação de uso sustentável que mantenha a economia rural, sem perdas para esta população e para a manutenção dos recursos paisagísticos.

Este artigo foi mais tarde estampado no principal jornal de Valinhos e estes argumentos estão fazendo toda a diferença na criação da futura APA do Sauá. Vida longa aos Boulders de Valinhos e à Serra dos Cocais!

Matéria com página inteira, mostrando argumentos científicos de minhas pesquisas para a conservação da Serra.


Detalhe, a matéria foi a chamada principal da capa. Dias mais tarde a população de Valinhos esteve em coro contra a proposta de alteração do plano diretor do municipio e contra a expansão urbana na Serra.


:: Veja mais: População de Valinhos – SP faz coro contra expansão urbana na Serra dos Cocais

Nenhum comentário: