Blog do Pedro Hauck: A fantástica história do Açúcar

8 de maio de 2010

A fantástica história do Açúcar

 Foto: paginaunica.com.br

Você consegue imaginar sua vida sem açúcar? Quem está acima do peso até tenta, mas é muito difícil evitar, pois este ingrediente está presente em muitas receitas e na vida cotidiana das pessoas.

Nem sempre foi assim. Adoçar uma bebida, fazer um doce ou tomar um leitE, como fazem no Paraná hoje em dia, era algo impossível com esta especiaria na Europa da idade média e no princípio da época renascentista. A cana de açúcar não cresce no frio europeu e por lá, antes do ressurgimento do comércio, o que adoçava a vida das pessoas era apenas mel, ou seja, somente os privilegiados podiam ter a sensação de experimentar algo adoçado.

A cana de açúcar já era amplamente utilizada na Índia e entrou no gosto dos ocidentais através das expedições de Alexandre "O Grande" por volta de 325 A.C. Foi com gregos e romanos que o melaço chegou à Europa, um produto caro e destinado somente à classes abastadas.

Somente mais tarde, em uma universidade da Pérsia, o açúcar foi refinado, facilitando o transporte e o estoque. Quando os árabes conquistaram a Pérsia, no ano de 650 D.C, a receita passou para as mãos deles e foi através das cruzadas que os europeus reviveram o gosto do açúcar, que se tornou uma das "especiarias" dos mercadores italianos na retomada do comercio europeu na renascença.

Ao contrário de hoje, o açúcar era um objeto caríssimo e poder usá-lo era uma ostentação de riqueza. De acordo com Lívia Lombardo, grandes esculturas de açúcar, normalmente na forma de navios e palácios, chegaram a ser produzidas durante os séculos 15 e 16 para enfeitar cerimônias reais e eclesiásticas. Foi este alto preço que justificou anos mais tarde a conquista de novas terras tropicais para o cultivo da cana, lançando Portugal à conquista de novas ilhas, como a Madeira e Açores, e a Espanha, com as Canárias.

A história que veio a seguir é conhecida de todos nós, a colonização do Brasil, a escravidão, os interesses holandeses no cultivo e a colonização das Antilhas. Por incrivel que pareça, o açúcar está muito mais penetrado na cultura e na história brasileira do que apenas em nossa culinária.

A história do açúcar não é nada doce, é uma história de sangue, de guerras e de poder que foi tema central de uma geopolítica em uma época em que o mundo sofria grandes transformações, foi o açúcar que retomou a globalização européia encerrada desde o final do império romano.

Se você se interessou por esta história, que é a nossa história, não deixe de ler na íntegra os interessantíssimos artigos sobre a História do Açúcar no blog História Viva:

A História do Açúcar antes do Renascimento
O açúcar nas ilhas portuguesas do Atlântico séculos XV e XVI
 
Como parte complementar à estes artigos, posso dizer que a geopolítica do açúcar ainda existe. Nesta história, tivemos importantes capítulos, como a a urbanização e favelização brasileira provocada pelo exôdo rural e o consequente crescimento de São Paulo. O Pró Alcool da crise do Petróleo da década de 70 e a retomada do Alcool combustível no século XXI e o crescimento do interesse estrangeiro sob esta matriz energética. O que virá em seguida?

Um comentário:

Frederico disse...

Ainda hoje o açúcar é um item pesado na economia do Brasil.
O açúcar traz muita riqueza e extrema desigualdade social por onde passa. Assim foi no Brasil, assim na América Latina... E também foi lá na Austrália, que teve um impacto menor. Essa realidade pode ser escutada nas músicas do Midnight Oil.