Blog do Pedro Hauck: A caminho da montanha

12 de agosto de 2008

A caminho da montanha

Ontem busquei o Tacio no aeroporto de Confins e de cara já fomos para o Rod, passando no Bar do Hélio em Lagoa Santa para comer um bom almoço mineiro.

O dia estava muito quente e seco, com muita claridade. Por isso não pude aproveitar a tarde para escalar o que eu queria. Fiz a Tapa na Aranha sacando sem queda e depois também a via do Carioca. Entrei na Sedativa mas não deu, tava com uma terrível dor de cabeça que quem me conhece sabe como é nos dias claros e quentes. Fiquei podre.

Dormi numa rede que montei no quiosque da cozinha do sitio do Rod e acordei de manhã cedo com a sinfonia dos galos. Tomamos um cafezinho e fomos para a rocha fazer o que não haviamos feito no dia anterior.

Entrei na Sedativa com muita calma, mas parei no crux duas vezes antes de conseguir fazer o lance. 7b difícil esse, com um pé bem ruim e um lancezinho de desespero. Ainde repeti ela depois com as costuras colocadas, mas denovo não saiu na cadena. Pelo menos eu fiz o que prometi, só sai da Lapinha depois de ter escalado essa via que é uma das mais lindas que eu já vi.

On the Road Again

Deixamos o calcáreo para tráz e cruzando a grande BH pegamos a BR 040 em direção ao Rio. Pouco depois de deixar a cidade, paramos numa mineração de Itabirito para darmos uma fuçada. Na cara de pau entramos numa mineradora e conseguimos ficar ao lado de daqueles caminhões gigantes. É impressionante a capacidade dessas empresas de remover o minério. Eles mudaram totalmente a paisagem, o Pico do Itabirito está ficando cada vez mais pronunciado de tanto que o homen está retirando material ao seu redor.

Uma curiosidade sobre a mineração no quadriláterio ferrífero é que a acomodação das rochas por alívio de peso já causou até um terremoto. Foi em Nova Lima uns 20 anos atrás. Daí dá pra se imaginar quanto que já não se foi removido de minério destes lugares.

Depois de nos sujar de hematita, acabamos chegando em Ouro Preto ao anoitecer. Como estavamos imundos e a cidade foi muito atraente, paramos para dar uma de turista. Achamos uma pousadinha bem barata e com internet wireless e aqui estamos. Acho que faz 20 anos que eu não venho pra cá e pelo que pude ver hoje, a cidade está bem bonita.

Achei interessante a quantidade de repúblicas no centro histórico. Deve ser muito gostoso estudar aqui. Deu vontade de prestar vestibular denovo, quem sabe Geologia? Seria interessante, mas estou ficando velho pra isso... (ou não?)

Acho que essa parada vai acabar me ajudando, eu já estava sem roupas e por bem pouco vou ter elas limpinhas de novo. Faz 10 dias que estou na estrada, mas só agora que vou dar uma relaxada merecida. Aliás, desde Maio que estou estudando como um cachorro por causa do meu relatório de qualificação, depois imendei um congresso de geomorfologia com curso avançado em inglês. Eu quero mais é pedra agora!

Vista para o setor 1 de escalada no Sitio do Rod

Equipando a primeira costura da Sedativa.

Vista para o Pico do Itabirito, devastação.

Somos pequenos diantes dessas máquinas!

Dá até pra escalar os pneus!

Rua em Ouro Preto agora de pouco.

Ouro Preto noturno


De noite não dá pra ver, mas de dia dizem que tá cheio de favela, amanhã vamos ver se é verdade!


Ps. No site do Tacio, www.tacio.com.br, na seção blog/onde estou, há mais fotos no album dele. São muito melhores que as minhas, entrem lá para ver!

Nenhum comentário: