Blog do Pedro Hauck: Ascendendo o Chacaltaya para aclimatar à altitude

23 de julho de 2015

Ascendendo o Chacaltaya para aclimatar à altitude


O Chacaltaya é uma montanha com 5400 metros perto de La Paz, na Bolívia. Quem vê pela altitude pode imaginar que ascender ela é bem difícil, mas no entanto, seu acesso faz que ela seja uma das montanhas mais fáceis dos Andes.

Isso porque quase em seu cume há um refúgio que era uma antiga estação de ski, hoje desativada por conta da falta de neve. Acaba que ir ao Chacaltaya é um destino turístico para qualquer um. Um destino fácil, mas que pode gerar boas e más recordações, dependendo de quanto tempo você já está na altitude.

Bom, estamos num curso de escalada em alta montanha, então precisamos estar preparados para enfrentar as alturas no Huayna Potosi. Ascender a um local alto é parte da estratégia de nossa aclimatação.

Para mim era motivador ao dobro subir lá. Primeiro porque eu preciso me aclimatar e depois porque apesar de ser a montanha mais fácil do país, eu nunca fiz cume no Chacaltaya. Isso mesmo! Em 2009 eu passei duas noites no refúgio, mas não andei os 40 minutos até o cume. Em 2014 um forte nevasca impediu o acesso por ônibus e paramos muito baixo, acabou que não pudemos chegar ao topo.

Desta vez não houve tempo ruim. Saímos de La Paz pela manhã e logo fomos ganhando altura na autopista. Aproveitei a infra do busão, que tinha um microfone e dei uma de guia de turismo, falando um pouco da história da Bolívia e depois da geologia e geomorfologia regional. La Paz está dentro de uma bacia, mas ao subir a montanha entramos numa área de rochas mais antigas, metamorfizadas durante a primeira orogenia andina. Vimos filitos e ardósias, aliás o cume é ardósia.

Mas antes de chegar lá, tivemos que chegar no refúgio a 5300 metros. Um percurso de muitos zig zags e paradas para ir ao banheiro, observar o Illimani e o Huayna Potosi, nosso objetivo neste curso.
Após chegar ao refúgio, banheiro novamente, aliás, muito pior que as moitas da estepe altiplânica. Como o refúgio é muito alto e lá toda água é sempre congelada, os banheiros nunca são limpos e eles tem um cheiro ocre que causa náuseas. Acho que deve ser arma mais poderosa do governo Morales. Pois é mais radioativa que as ogivas nucleares do Irã.

Depois disso foi apenas uma caminhada onde nossos integrantes experimentaram as boas e más experiências da primeira vez na altitude: Uma vista espetacular para toda a Cordilheira Real, onde foi possível avistar 10 cumes acima de 6 mil metros, dores de cabeças e um vomito. Nada demais, pois em pouco tempo ele já estava bem. Apesar de houver outros enjoos provocados pelo uso do banheiro.
Aclimatar é assim, você tem que beber muita água e aguentar as consequências.

Amanhã iremos ao refúgio na base do Huayna Potosi há 4700 metros de altitude. Ficaremos um bom tempo sem comunicação.

:: Continua

No Refúgio Chacaltaya

Vista para o cume desde o refúgio

Caminho ao cume.

Huayna Potosi domina a paisagem.

Ardosias

O cume do Chacaltaya com o Mururata e o Illimani ao fundo.
Chegando ao cume.
No cume do Chacaltaya

Todo mundo no cume do Chacaltaya.

Clivagem ardosiana. 
Voltando ao refúgio.

Um comentário:

pedrosavastano disse...

Estive aí no verão muitos anos atrás, com algumas folhas de coca subi sem sentir nada. Vocês não pretendo usar elas em momento algum? Como funciona isso pra vc?

Continue escrevendo, que está bacana acompanhando. Boa viagem!