Já há algum tempo, meu amigo Tacio Phillip de São Paulo, vinha me falando em fazer um curso para a gente encarar umas vias de maior compromisso. Como meu orçamento é sempre muito pequeno, nunca tinha tido a chance, mas depois que realizei o curso do PAARE com o Nativo em Janeiro em Curitiba, me animei em ir atrás de um curso para me aperfeiçoar, já que nunca tinha feito um curso de escalada antes.
Fizemos o curso só eu o Tacio, tendo como professor ninguém mais ninguém menos que o Eliseu Frechou.
O curso foi muito bom, vi com estes dois cursos que fiz nestes últimos meses como eu fui burro em não ter investido nisso antes. Além de pular muitas etapas no aprendizado, pois a troca de experiência encurta muito o caminho para quem tem planos grandes, fica aí a dica pra quem tá na dúvida: Invista em sua formação como escalador e montanhista.
Terminada as aulas, nos encontramos com o Luciano Fernandes, autor do famosíssimo blog de escalada. Há tempos converso com ele por MSN e email, mas nunca tinha escalado com ele. Resolvemos então fazer uma cordada de três e encarar a “V de Vingança”, uma das maiores vias do Bauzinho, com 270 metros e um crux de 6 sup muito difícil, guiado pelo Luciano.
Foi uma escalada bem proveitosa, mas bem vacilante, com direito em errar a base da via, e se perder e se achar na parede por causa de uma variante recém batida.
Depois da escalada em São Bento fui para a cidade onde moram meus pais e me reencontrei com um grande parceiro de escaladas, que há 3 anos não via, Maximo Kausch, que estava trabalhando na Europa. Já realizei uma dezena de expedições para os Andes com o Maximo, mas nos últimos anos ele tem feito grandes escaladas no Himalaia que eu não pude acompanhar.
Hoje, antes de pegar a estrada para Curitiba, vamos Tacio, Maximo e eu, escalar esportivo e treinar uns artificiais no Visual das Águas e, Bragança, uma chance de se distrair e consolidar os tais planos que tenho para este ano que começou muito corrido, mas que tem tudo para ser muito proveitoso na montanha.
Tacio
Luciano e Tacio em uma das paradas da V de Vingança
Luciano
E o bauzão sempre atrás
Penúltima enfiada
Enfim cume, a boa de se escalar em SBS é que não é preciso rapelar!