Blog do Pedro Hauck: Florianópolis sem praia

8 de novembro de 2008

Florianópolis sem praia

Em decorrência do XII Simpósio de Paleobotânica e Palinologia estive em Florianópolis nesta última semana.

Sabendo unir o útil ao agradável, aproveitei as brechas de tempo livre e fui curtir o que Florianópolis tem de melhor a ofecer: Escalada é claro!

Conheci apenas dois lugares, a falésia da Barra da Lagoa e o Morro da Cruz. Parece pouco, mas para quem há tanto tempo vem sofrendo com as chuvas, fiquei super contente em ter escalado nestes novos lugares para mim, que além de serem super bonitos, ainda têm vias de ótima qualidade.

Olha que Floripa ainda tem mais lugares. Na Barra da Lagoa ainda tem mais um setor, no continente tem a Pedra Branca, onde estão as vias mais longas e a Pedreira do Abraão, que foi transformada em parque com iluminação e tudo mais, mas que depois foi fechado pela própria prefeitura.

Também foi muito bacana poder escalar com o pessoal local, como a Eliza, que também faz mestrado em Geografia e pode rever outras pessoas, como a Alessandra e o Biro Biro, escalador curitibano que mora em Floripa.

Escalar em Florianópolis é tão bom que só depois que eu peguei a Briói (coisa de manézinho da ilha) pra voltar pra Curitiba, que eu lembrei que a cidade fica numa ilha e que ilha tem praia...

Para quem planeja ir à Santa Catarina viajar, sugiro que entrem no site da Associação Catarinense de escalada (ACEM) e pegue os croquis dos lugares. A Barra da Lagoa é um dos lugares onde tem pousadas mais em conta. Há campings também, sem falar em rocha, que há por toda a ilha!

O distrito da Barra da Lagoa visto de cima do morro.

Vista da Falésia da Barra da Lagoa

A Base das vias, perto do mar

Setor 2, Barra da Lagoa

Rocha e mar

Vista do afloramento do Morro da Cruz e reflexos da chegada do verão: Rocha babada.

Eliza de segundo na Bob Pai, 7b.

Fim da Bob filho, 7A.

No Simpósio com Herman Behling. Aliás, fui a Floripa para estudar e não escalar. Todo mundo tem seu momento nerd e o Behling vai ajudar e muito na minha dissertação.

Centro de Floripa

Avenida beira mar antes de chuva.

Centro de Floripa desde a Avenida Beira Mar.

Vista para o continente desde o topo das vias do Morro da Cruz.

Um comentário:

Alessandra disse...

Oi Pedro! Que linda e diferente percepçao de Floripa a sua.Floripa sem praia...eu nunca sequer tinha pensado nisso rsrsrs.Lindas fotos.Apareça sempre.Dessa vez com tempo, ok, nada de estudos anymore rrsrsr.E o que será q vc vai aprontar esse final de semana (fôlego vc heim) dpois t conto meu roteiro final p bolívia.bjos