Para quem não sabe, estou falando da escarpa de arenito que tem na cidade de São Luis do Purunã, Paraná. É uma escarpa muito grande e com vários setores e centenas de vias, desde o 4 grau até o 10c, sendo que a maioria das vias estão entre 6 sup a 7c, ou seja há muita via escalável de grande qualidade e dificuldade gostosa!
Além das vias esportivas de dificuldade gostosa, pois eu acho que acima de sétimo as coisas ficam muito complicadas, São Luis ainda tem muita via em móvel, é o paraíso deste tipo de escalada.
A grande pena é que os dois setores onde mais têm vias em móvel, o 2 e o 3, estão meio abandonados, pois ficam um pouco mais longe que o 1 e já que em São Luis não tem refúgio como no Anhangava e Marumbi,. A escalada lá é feita em bate volta, já que deixar o carro estacionado perto da BR é um risco considerável...
Por conta deste motivo e de vagabundísse, eu nunca tinha ido ao 2. Hoje, aproveitando o bom tempo (que tem sido raro nas últimas semanas!) e aproveitando que a Karla ainda tinha hoje, seu último dia de férias, fui lá conhecer.
Só entrei em vias clássicas e relativamente fáceis, pois pra mim foi tudo feito à vista. Pra começar a via do Tótem, 5 grau; Surfista Prateado, 6 sup; Dorminhoco, 6; Bicho Preguiça, 5 sup; Virada do Sol, 6 sup.
Fiquei devendo a via mais linda do setor, Por via das dúvidas, um 7b que me pareceu super fotogênico, vai me deixar mais empolgado para voltar lá.
Assim como ontem, fiz um monte de fotos da Karla, que está escalando bem, mas precisa perder o medo de guiar. É muito legal ir escalar com as meninas, se divertir na maior normalidade com o maior respeito. É uma pena que existam tão poucas escaladoras em Curitiba. A Karla, por exemplo só escala com homens pois faltam mulheres que guiem uma via...
Agora tô na pilha pra ela começar a guiar pra liderar uma cordada feminina e não ficar mais na dependência dos guris. Só vai ter mulher escalando quando elas deixarem de ficar escalando em top e de segundo. É ou não é?
Karla escalando a Surfista Prateado
Surfista Prateado
Virada do Sol, sequência...
Vista para Curitiba com a Serra do Mar ao fundo.