Blog do Pedro Hauck: Detalhes sobre a nova expedição: Planejamentos

17 de junho de 2007

Detalhes sobre a nova expedição: Planejamentos



Finalmente, depois um longo tempo de espera e indefinições fico tendo certeza sobre o que eu vou fazer nesta temporada de inverno nos Andes.

Os planos mudaram completamente. De principio iria eu, o Maximo e o Fabinho para a Cordilheira Blanca no Peru. Entretanto houve vários problemas com meus companheiros.

O Fábio teve que fazer uma cirurugia no apêndice e não pôde mais, e o Maximo teve problemas com seu visto e questões relacionadas à uma série de trâmites burocráticos na Inglaterra.

Fiquei sem parceiros e apavorado, pois desde 2004 tenho vontade de conhecer a Cordilheira Blanca.

Sozinho, não me passava mais pela cabeça enfrentar uma montanha técnica, pois me falta equipamento e coragem. Pensei então em ir para a Bolívia e encarar velhas montanhas já conhecidas por mim em outras viagens em 2001 e 2002.

O desafio era ir sozinho. Entretanto outras dificuldades me esperavam, pois como há anos escalo com o Maximo e compartilho os equipamentos de camping em montanha dele, tive que fazer um investimento e comprar um fogareiro de benzina e uma barraca.

O Fogareiro já está em minhas mãos, mas a barraca ainda não, e pior, o vendedor de quem eu comprei no site do ebay, me mandou a barraca errada!

Por grande sorte, inesperadamente recebi o convite de um amigo que conheci em 2004 na Argentina, dizendo estar precisando de um companheiro para ir à Bolivia. Topei na hora.

Para minha felicidade, este amigo, o Márcio Carrilho, está querendo ir de carro para lá. O que me encheu de ânimo, pois assim poderemos escalar bastante tendo a liberdade de ir e vir das montanhas que escolhermos.

Empolgado, peguei meus mapas da América do Sul e tracei um roteiro, já pensando na aclimatação e em nosso tempo disponível.
Nosso planejamento inicial é este: Confira!

  • Curitiba x Barracão, atravessar a fronteira
  • Barracão x Posadas, Posadas x Resistencia
  • Resistencia x Salta, Salta x Cachi (passando pela cueste del Obispo e P. N. Los Cardones)
  • Cachi x Cuesta del Acay (onde fica o Nevado del Acay, de 5900, onde faremos parte da aclimatação)
  • Acay x San Antonio de los Cobres, S.A.de los Cobres x Paso de Sico (fronteira Chile)
  • Paso de Sico x Socaire (descanso a 3500 metros e escalada em rocha)
  • Socaire x San Pedro de Atacama (descanso)
  • S.P. Atacama x Arica (litoral do Pacífico)
  • Arica x Paso Chungara (Fronteira com a Bolivia)
  • Chungara x Vila Sajama (escalada do Sajama, Parinacota e Pomerata)
  • Sajama x La Paz (escalada na Cordilheira Real, provavelmente Peq. Alpamayo)


Este planejamento, obviamente é provisório. Dependerá de nossas condições físicas e tempo.

Se houver condições escalaremos várias montanhas na Cordilheira Real. Na minha lista de intenções tenho além do Peq. Alpamayo, pela via diretíssima, o Ancohuna e o Illimani.


Entretanto ainda tenho coisas a resolver, como o problema da barraca, da falta de uma bota de trekking (estou tentando firmar um apoio para resolver isso) e também minhas obrigações na universidade. Pois tamanha é minha empolgação que não consigo estudar para fechar meu semestre.

Mapa do roteiro que iremos (provavelmente) seguir nesta expedição

Vou aproveitar este espaço e agradecer a Eportateis por ter me cedido um apoio na qual consegui um aparelho de GPS para esta viagem. Agradeço também ao Tacio por ter me ajudado nesta importante aquisição.

Em breve postarei mais noticias!

Nenhum comentário: