Rolou em São Bento do Sapucaí o Mountain Festival 2017, um evento que promete ser o maior do montanhismo brasileiro.
Diferente de outros eventos de escalada, o MF abriu as portas para todos os esportes de montanha, não apenas a escalada em rocha, mas também o montanhismo de travessias, de alta montanha, corrida de montanha, mountain bike, voo livre e claro, todas as modalidades de escalada, do boulder ao tradicional.
Casa cheia para assistir minha palestra |
Participei como palestrante, onde ministrei a palestra sobre o montanhismo praticado pelos incas há mais de 500 anos atrás. Uma palestra que venho ministrando há algum tempo em diversos locais e que tem agradado muito, sempre com o publico tendo muito interesse.
Também participei como apoiador, como Naturehike, a marca de barracas e equipamentos de camping que somos distribuidores. Novamente foi uma atração, onde o publico pôde ver a qualidade dos materiais. De fato equipamentos que vieram para ficar, com ótima relação de peso e custo. Não é a toa que vem fazendo muito sucesso.
Como ninguém vive só de trabalho, aproveitamos o domingo para escalar e junto com a Maria e o Fábio repetimos a via V de Vitória, conquistada pelo Rafael e o Mario Arnaud.
Quem nos deu a dica foi o proprio Rafael, que me passou os betas e emprestou um par de estribos e cliff: _ Cara, tem um lance em artificial de cliff, você vai ver só, escala assim e assado e pronto!
Fomos para a parede com as dicas, mas confesso que nem prestei muito atenção. Estava achando que a escalada seria trivial. Como estava também com muitas coisas na cabeça, acabei indo com aquela ideia: _ Escalo o que tiver pela frente!
Enfim, logo na saída da via, encontro um lancezinho um pouco dificil. Porém vejo um furo e penso: _ Tá aí o furo do cliff! Passei com os estribos.
Após este lance, fiquei tranquilo. pensando que o pior havia passado. Assim fomos passeando pela parede. Numa cordada de três, alternava as guiadas com o Fábio e a Maria, com unha encravada, ficava no meio.
Eis que chego na base de um paredão negativo com muitas foliações. Observo e acho que é um lancezinho factível, pois havia muitas agarras. Porém, era a vez do Fábio escalar, que foi com cautela.
E o Fábio foi reclamando, claro, que no jeito do Fábio, bem silencioso. Ele reclamar de algo é por que este algo é realmente dificil.
Após tentar de inúmeras vezes, vou dando a dica dele subir segurando as costuras e assim, escalando, costurando e escalando novamente ele venceu o lance.
Quando entrei na parede é que me dei conta de que aquele era o lance dos estribos, que o Fábio fez parcelado e sem juros. Tá bem o piá!
O Mountain Festival foi um ótimo evento! Vida longa ao Festival!
Barracas Naturehike |
Saidinha que artificializei o lance, ou seja, roubei! |
Maria escalando. |
Fábio, Maria e eu com o Baú atrás. |
Eu dando segurança para a Maria |
Fábio e a Maria vindo atrás. Eu na parada indo de terceiro nesta enfiada. |
Palestra sobre o Montanhismo dos Incas. |