O Acontango é uma montanha ainda pouco conhecida na Bolívia. Localizada perto do Sajama, a montanha mais alta do país andino, trata-se de mais um vulcão numa das regiões mais vulcânicas do mundo. Num raio de menos de 40 km, são 6 grandes vulcões acima de 6 mil metros, Sajama, Parinacota, Pomerape, Guallatiri, Capurata e o Acotango.
Digo que ainda não é famoso, pois sua popularização é recente. Até 2014 não havia um acesso muito simples, mas depois deste ano uma empresa de mineração construiu uma estrada que chega até 5650 metros de altitude, onde eles extraem enxofre puro. A estrada está até agora bem mantida e o carro apenas sofre com a altitude. Aliás, lá foi o ponto mais alto que já cheguei dirigindo.
Com 6052 metros, são apenas 400 metros de ascensão, o que está fazendo do Acotango uma das montanhas de 6 mil metros mais fáceis do mundo. No entanto não dá pra se enganar, é preciso aclimatar antes de subir, caso contrário você pode passar muito mal.
Guiando uma expedição grande, com 9 pessoas, tive a chance de escalar esta linda montanha pela segunda vez, já que a primeira foi em 2014. Saímos em veículos 4x4 bem cedo e chegamos no local onde começa a caminhada com o sol nascendo. Foi o único momento de maior frio.
A partir daí começamos a subir lentamente na companhia do Angel, nosso guia da argentina e dos bolivianos Carlos e Alex, que me ajudaram na expedição. A grande altitude fez efeito e infelizmente o Lucas teve que descer com o Alex.
O resto do povo continuou lentamente. Apesar de ter quase nenhuma dificuldade técnica, a lentidão ocorre, pois, ainda estávamos em processo de aclimatação. O sofrimento, no entanto, foi superado com a linda vista para todas as outras 5 montanhas acima de 6 mil metros da região e o lago Chungara, já no Chile.
Os estrangeiros estavam bem melhor e foram na frente com Carlos, a belga Christine, a norueguesa Frances e o russo Alex. Fui num passo mais calmo com o resto, sendo acompanhado da Maria Tereza e do Angel.
Superando todas as dificuldades chegamos no cume da montanha, onde pudemos ver uma ruina inca bastante destruída e todas as outras montanhas. Tivemos 3 pessoas que nesta escalada completaram 4 cumes acima dos 6 mil metros nos Andes, Maria Tereza, Tatiana Batalha e o Joair Bertola. Me senti muito feliz em saber que ajudei todos eles a completarem esta conquista pessoal.
Acredito que nos próximos anos o Acotango vai se tornar uma das montanhas mais frequentadas dos Andes e as fotos abaixo justificam o que eu digo.
Amanhecer no Acotango |
Sajama visto do Acotango |
Subindo o Acotango |
Subindo o Acotango |
Marcelo Figueiredo e Tatiana Batalha subindo o Acotango |
Cume do Acotango |