Blog do Pedro Hauck: Saindo do normal na Pedra da Maria Antônia

23 de abril de 2015

Saindo do normal na Pedra da Maria Antônia

A cidade de Pedra Bela, localizado no interior de São Paulo, é conhecida por abrigar dois points de escalada com vias fáceis para iniciantes, a Pedra do Santuário e a Pedra da Maria Antônia. Enquanto a primeira é conhecida por ser o local para aprender a guiar, o segundo é reconhecido como local para consolidar os procedimentos.

O motivo para isso é fácil de entender. Com uma parede com cerca de 120 metros de altura e vias fáceis, o local é um prato cheio para se cansar de guiar e dar segurança para os parceiros. No entanto, este simpático morro de Gnaisse "Augen" oferece muito mais que estas vias já consagradas.

Acompanhado de uma das pessoas que mais conquistou vias na Maria Antônia, Rafael Wojcik, pude conhecer a outra face da pedra, outra face em todos sentidos.

Começamos a escalar a Down Rope, uma das primeiras vias da parede da esquerda para direita. Sai guiando com a corda dupla indo direto até a segunda parada, onde dei segue para o Rafael que veio de segundo recolhendo as costuras e as fitas longas usadas para dar arrasto na corda.

Rafael fazendo a travessia pelas vias da face principal da Pedra da Maria Antônia.
Parada no platô
Mal houve reunião o Rafael saiu pela direita fazendo uma travessia por todas as vias na face frontal do morro, passando pela Raimunda, Mãe de Prata, Mãe de Ouro, Enzo Davanzo e Na Berola onde usamos uma das paradas para desconectar a segurança e sair caminhando pelo enorme platô, que usamos para chegar à outra face da montanha, localizada à direita da face principal.

Saímos da rocha e adentramos à mata, num local onde não há trilha, pois o fluxo de pessoas é muito pequeno. Uma pena, pois lá está o filet mignon da Maria Antônia. Vias com cerca de 60 a 80 metros de altura com lances médios de quinto grau, ou seja, não é difícil ao ponto de causar sofrimento e nem fáceis ao ponto de ser monótonas.

Tivemos tempo de escalar estas vias e rapelar pela via Na Berola, que é outro filetzinho do Morro com as mesmas características. Chegamos ao chão e fomos pegos por uma típica chuva de verão que refrescou nosso cálido outono.

Quem imaginou escalar na Maria Antônia, esticando a corda dupla? Desta forma acho que Pedra Bela acaba também se tornando um ótimo lugar para treinar escalada tradicional.


Vista da "outra face" desde o cume da Maria Antônia.

A face que escalamos

Uma outra face sem vias de escalada ainda.

Nenhum comentário: