Blog do Pedro Hauck: Balanço da Expedição Bolívia 2014

9 de outubro de 2014

Balanço da Expedição Bolívia 2014

Passado algum tempo do término desta expedição, dando um tempo para descansar e olhar pra trás, posso afirmar que tudo ocorreu bem.

Foram 9200 km percorridos no jipe para estar em 10 montanhas, das quais fiz cume em 7: Chaupi Orko, Chachacomani, Chearoco, Acotango, Guallatiri, Capurata e Uturuncu. As que não pude ir até o cume foram, o Chacaltaya, Huayna Potosi e Sajama, que já tinha feito em outras ocasiões. 

O resultado disso foi a finalização da escalada de todos os 6 mil bolivianos, um projeto que já existe há muito tempo, mas que era feito de maneira errônea, já na lista anterior, excluía-se o Capurata como 6 mil e nela se incluía uma montanha que é na verdade um 5 mil, o Alto Toroni. Há também a dúvida quanto ao fato do Guallatiri fazer fronteira entre Bolívia e Chile ou só ser parte deste segundo país.

De qualquer forma, apenas 3 pessoas realizaram o projeto neste formato, além de mim, meu parceiro Maximo Kausch e o top climber equatoriano Santiago Quintero, que diga-se de passagem, o realizou poucas semanas antes de nós, com os dados do Max. Santi, como é chamado, teve amplo apoio, com patrocínio, por exemplo, do Ministério dos Esportes de seu país e da Chevrolet, que deu uma caminhonete 4x4 preparada pra ele.

Infelizmente não tive nenhum patrocínio, mas pela primeira vez na minha vida eu pude ir aos Andes com meu próprio 4x4, comprado com meu esforço, economias e ajuda da minha família, que sempre me apoiou nas minhas andanças. Pois não foi que em minha primeira viagem com meu jipe eu já bati meu recorde de altitude! Cheguei aos 5460 metros de altitude.

Meu recorde de altitude com um carro até o momento (2014).
Fora isso tive uma boa experiência guiando em montanhas de grande altitude, ensinando escalada em gelo e o resultado disso foi divulgado amplamente na mídia, com um vídeo muito legal editado por meu ex aluno de escalada em rocha de Curitiba, Rodrigo Janz (que está deslanchando na escalada e montanhismo) e também numa matéria excelente feito por Mario Mele para a revista Go Outside. Pra fechar o sucesso da expedição, a ex aluna do curso Carina Costa, que fez outra matéria, desta vez para a revista de bordo da TAM linhas aéreas.

Vídeo do curso de gelo realizado por Rodrigo Janz

Capa da Revista Go Outside com matéria de 9 páginas sobre o curso de gelo

Abertura da matéria da revista Go Outside.

Como não perdemos a chance de homenagear nosso amigo Parofes, em todas estas montanhas deixamos um pouquinho dele. Pra mim foi muito chocante ter perdido um grande amigo, o que ocorreu a poucos meses antes da viagem. Esta foi apenas uma forma de homenagear e lembrar. Continuo carregando ele comigo em todos os cumes.

Outra coisa que pode ser notada neste balanço, foi a comprovação de que o Capurata é uma montanha com mais de 6 mil metros, dado que dificilmente pode estar errado, uma vez que diversos aparelhos de GPS marcaram altitude semelhante e mesmo que o método não seja o mais eficaz, ainda assim pela margem de erro dificilmente a montanha seria um 5 mil. 

Outra coisa muito legal são os relatos, que continuam aí online, com as fotos, para serem lidas e vistas. Quem quiser acompanhar a história desde o começo é vir neste post. Toda esta história está tageada com o nome Bolívia 2014. Boa leitura!

:: Leia os relatos da expedição desde o começo






Nenhum comentário: