Blog do Pedro Hauck: Serra dos Cocais em Perigo!

13 de maio de 2011

Serra dos Cocais em Perigo!

A Serra dos Cocais é um lugar muito especial pra mim!

Ela fica entre Itatiba (cidade onde cresci), Vinhedo e Valinhos, no meio da região metropolitana de Campinas. É uma serra e por isso um local difícil para ocupar, por isso se mantém como um dos maiores redutos de área verde dentro da região metropolitana, apesar da atividade rural.

Na serra dos Cocais ocorre a formação de caos de blocos, onde matacões de granitos ficam equilibrados uns sobre outros, numa paisagem cênica belíssima. Além disso, ali nascem centenas de rios e há ecossistemas de cerrados, mata atlântica e também indivíduos de caatinga. Como sei disso? Sou o autor de uma pesquisa científica que estudou as origens e como era a paisagem original desta Serra. Por isso sei da importância e do valor bio-genético deste lugar. Ali a biodiversidade é enorme!



Além da Serra dos Cocais ter sido meu laboratório e ter me ensinado a ser geógrafo, foi lá onde eu comecei a escalar.

Na verdade esta é uma história que eu nunca contei. Em 1994 eu tinha um amigo, o Edsinho, que fazia escalada e num determinado dia ele me levou pra Serra pra eu fazer meu primeiro rapel e top rope. Eu adorei e jurei que iria voltar outras vezes... Acabou que demorei 4 anos pra isso acontecer e por isso que eu falo que escalo há somente 13 anos. Se eu tivesse continuado lodo depois daquela experiência, seriam 17!

Enfim, quando comecei a escalar de verdade, a Serra se tornou um local onde eu ia sempre. Dormia no meio dos matacões de granito e fazia alguns boulderes também. Levei muita gente pra lá e o local se tornou um centro de encontro de amigos pra ver o pôr do sol e jogar conversa fora.

Porém, de alguns anos pra cá, parei de freqüentar.

O local onde eu costumava dormir, hoje está calçado e há um portal já construído onde será a entrada de um futuro condomínio. Isso em Itatiba.

Em Valinhos, onde ficam a maior parte dos boulders e é o local mais famoso, há uma pressão ainda maior por parte da própria prefeitura em transformar a Serra num condomínio. Está em votação na câmara, um projeto de lei pra mudar o plano diretor e daí urbanizar aquela área.

Qual seria o resultado de urbanizar uma serra? O que aconteceria com os matacões, as matas, os cerrados, os animais, os rios? Qual o impacto disso na economia regional, na utilização dos recursos hídricos?

A resposta pra todas estas perguntas não é nada boa!

Por isso, peço a todos que seguem este blog, ASSINEM a petição CONTRA a mudança do PLANO DIRETOR DE VALINHOS!












Um comentário: