Blog do Pedro Hauck: Geada o escambau!

1 de junho de 2010

Geada o escambau!

Com duas previsões me dizendo que uma cédula da alta estava se aproximando do PR, trazendo estabilidade com massa polar fria e seca, não tive dúvidas que teriámos a primeira geada do ano na Serra do Mar, pura ilusão...

Na estrada à caminho da fazenda do Dilson, eu via o bom tempo e ficava feliz, imaginando o dia nascer com mar de nuvens, para depois ficar aquela brisa gelada e céu azul. Maravilha! Pensei...

_ Vou acampar no Caratuva e vou ver o sol nascer atrás do PP! Será uma redenção para um ano tão chuvoso, finalmente vamos abrir a temporada de montanhismo com chave de ouro. Indagava eu, falando orgulhosamente para minha colega Eliza de minha brilhante idéia.

 Linda tarde na fazendo do Dilson

Quem diria que iria chover?

Pôr do Sol no Getúlio

Chegando na Fazenda, o tempo estava lindo. O ceú estava maravilhoso, num final de tarde típico de outono, com as luzes mais bonitas que existe. Curti um pôr do sol de cima do Getúlio e comecei a subir o Caratuva com a noite já escura.

Eis do meio da matinha nebular sentimos umas gotas:

_Só pode ser uma nuvem! Me indagava. Isso é passageiro, fica tranquila que amanhã veremos mar de nuvens e caratuvas congeladas. Dizia o espertão para uma moça que ainda não conhecia aquelas belas montanhas.

Chegamos nos caratuvais com uma chuva fina e insistente. Nas antenas, a chuva já caia na horizontal por conta do vento e mal podíamos enxergar, por conta da expessa neblina.

Montei a barraca às pressas, com minha parceira quase tendo hipotermia, já imobilizada... Passamos uma noite do inferno, com tudo molhado....

As coisas só não foi piores, pois consegui manter a barraca seca graças ao fogareiro, mas tudo que estava fora dos isolantes térmicas molharam... No meio da noite me indaguei com o barulho contínuo das turbinas de avião, mas era o vento... Como ventou! Acho que passamos bem diante do temporal que pegamos.


Vista de dentro da barraca

Roupa molhada

Desmontar acampamento na chuva e com vento, ninguém merece!

 Trilha de volta

 Vista do Caratuva

A maldita cedula de alta pressão, ao invés se se deslocar para o Norte, foi para para o Leste e empurrou uma massa de ar polar atlântica para o continente, ficamos de frente à ela, que recepção, que decepção!

 Imagem de radar do Simepar

Pois é, frio, água e vento não combinam... Foi complicado desmontar a barraca no dia seguinte e descer com estas condições.

Este ano está muito complicado. Já passou metade do ano e ninguém conseguiu fazer nada. Chovem 10 dias e ficam dois ou três secos somente, o que não dá tempo para as coisas de fato secarem. As chuvas não páram!

Acho que estamos a caminho do terceiro ano seguido sem temporada de montanhismo....

Ps. Todas as fotos são da Eliza, não tive ânimo de bater nenhuma foto....

2 comentários:

Paulo Roberto - Parofes disse...

Esse episódio me lembra muito um outro no Camapuan 2 anos atrás ahahahaha
Que furada!!!!!!!!!!!!!!

Esdras Daniel disse...

Achei que o Paraná tinha implicância só comigo. Que perrengue esse seu rapaz. Boa sorte na próxima!!!