Blog do Pedro Hauck: O que fez a Casa de Pedra fechar?

22 de dezembro de 2009

O que fez a Casa de Pedra fechar?




O título desta postagem é uma pergunta que também poderia ser expressa da seguinte maneira: Por que a escalada em São Paulo não deu certo?

Para muitos esta pergunta parece estranha, pois a cidade de São Paulo tem os melhores escaladores do país e isso eu não nego. O problema é que em São Paulo, passado a moda da década de 90, a escalada não se estabilizou como uma cultura.

Eu sou paulista e comecei a escalar, sobretudo, pelas facilidades que a moda da escalada proporciou aos principiantes no final da década de 90. Entretanto de 2004 pra cá a escalada decaiu muito!

Quando me mudei para Curitiba, em 2007, percebi que esta decadência só exisitia em São Paulo e descobri que no Paraná e em todo o Sul, a escalada e montanhismo era algo muito tradicional e antigo e que São Paulo era um lugar secundário neste cenário nacional.

Entretanto como o Brasil é paulicêntrico, eu tinha a impressão que antes da década de 90 não existia a escalada no país, afinal, só quando ela se tornou "moda" em São Paulo é que se tornou evidente e os meios de comunicação sempre exploraram a escalada e montanhismo de forma superficial e nunca tinha tido acesso à rica cultura do montanhismo que existe há muito tempo tanto no Sul, quanto no Rio.

Em Minas a escalada e montanhismo também é recente e como em São Paulo, explodiu após a década de 90. Mas diferente de SP, em Minas ela se perpetuou e se recriou. Hoje só em Belo Horizonte há o mesmo número de ginásios de escalada que todo o Estado de São Paulo junto, após o fechamento da Casa de Pedra do Morumbi.


Então por que em São Paulo a escalada não foi pra frente?

Na minha opinião isso aconteceu por conta da cultura do paulistano, uma cultura que é conflitiva com a cultura do montanhismo.

A escalada foi na década de 90 um objeto de consumo, uma moda, que como toda moda em SP tem vida curta.

Durante a moda, o paulistano consome, mesmo que isso custe caro. Vários parasitas se aproveitaram, sugaram todo o dinheiro e depois que a escalada passou a não ter a pompa que tinha antes, estas pessoas e empresas sumiram.... Em São Paulo a escalada foi mais praticada por publicitários, do que por montanhistas e este foi o motivo para a decadência da atividade na capital ao ponto que já não há mais uma equação que permita que uma Casa de Pedra fique aberta.

No fundo, montanhismo e escalada não dá dinheiro. Estas são atividades difíceis que requer muita coragem, bom condicionamento físico e acesso à meios naturais. Eu não estou dizendo que ginásios são aberrações, pelo contrário, é o melhor meio para uma pessoa se tornar um bom montanhista, mas pra isso acontecer, ela deve assimilar a cultura do montanhismo.

O que houve foi que as pessoas não assimilaram esta cultura. Trocaram os fins pelos meios e quando a moda passou, os holofotes se apagaram, elas deixaram o montanhismo de lado.... Onde elas estão hoje? Ora, veja as atividades de "aventura" que estão atualmente na moda e tire suas conclusões...

Por fim, é até bom o fim da moda da escalada, mas é terrível suas consequências, pois infelizmente foi a grande quantidade de pessoas escalando que manteve aquecido as  vendas nas lojas e o funcionamento dos ginásios. Isso era bom, pois foi através deste dinheiro que locais como a Casa de Pedra foram criados. Mas só amor pela escalada não mantém grandes estruturas abertas e por fim a escalada como um todo saiu perdendo...

Não deixe de ler o artigo completo que escrevi sobre a temática em minha coluna no site AltaMontanha: Fechamento da Casa de Pedra e o cenário dos Ginásios no Brasil

5 comentários:

tacio philip disse...

Não acredito que seja esse o problema. O que vejo é que os empresários do ramo são péssimos empresários, não sabem trabalhar custos, análise de mercado e nem marketing do seu produto.

Não é um escalador que paga mensalidade que sustenta um ginásio, mas sim diaristas que vão uma vez, escalam, ganham uma diária ou vale desconto, voltam outra vez e depois somem. Mas isso não é problema porque outros voltam a aparecer.

Mas ai é só comparar um pouco valores: Um cinema custa R$14,00, um cinema 3D R$19,00, um teatro uns R$50,00, um boliche uns R$30,00, um kart uns R$90,00. Quem você acha que não se sentiria um idiota em pagar R$35,00 para escalar em uma parede de madeira com um monte de agarra de resina parafusada??? E principalmente porque um diarista escala 3 vias e está com os braços acabados e tem que ir embora.

Tudo bem que os custos em São Paulo são mais altos que em outras cidades, não vou querer comparar com ginásios e seus custos no PR ou MG, mas acho que tem uma boa pitada de exagero nos custos da CP.

E vamos ver se é uma decisão séria mesmo, mostrando timidamente que talvez esteja diminuindo (mas eu lembro de quando a CP só tinha a unidade que está sendo fechada) ou só MAIS UMA jogada de marketing para os mensalistas ficarem com dó do ginásio...

Paulo Roberto - Parofes disse...

Acho que ambos têm pontos de vista válidos.
Concordo com sua matéria Pedro, li toda no alta montanha e até acredito em parte que a fase de moda passou.

Por outro lado, o Tácio tem razão quando diz que são os diaristas que sustentam o ginásio de escalada.
Eu por exemplo quando vou lá escalo três ou quatro vias e pronto, acabou o braço! Vou quando tenho tempo.

Daí surge uma nova vertente: Com a queda eminente do modismo de escalada, será que os diaristas continuam mesmo sustentando o ginásio? Acho improvável já que deixa de ser moda, atrai menos modistas, reduz o número de diaristas.

"Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?"

Outra coisa: Mapeamento de custos: Quando ele é mau feito, uma empresa pode quebrar! Sei porquê trabalho na área financeira ha 14 anos. Uma má administração pode fazer isso.
Entretanto, quando a empresa não está disposta a reduzir sua margem de lucro, é melhor fechar do que "trocar seis por meia dúzia". Isso é fato.

Rapaz isso dá pano pra manga...kkkk

Abraço!

Unknown disse...

Quanto custa montar um ginásio? Algum parceiro para tentar montar um na zona norte? :-)

Orlei Jr. disse...

Como não dá retorno($) eu vivo disso a 15 anos!!! Obviamente que não dá para ficar rico, mas não é esse o meu objetivo.

Orlei Jr. disse...

Baixa o preço que não fecha! É muito simples!