Participei neste feriado da abertura da temporada da Associação catarinense de Escalada e Montanhismo (ACEM). O evento aconteceu bem longe de Floripa, na pequena Apiúna, no vale do Itajaí, distante 200 km da capital.
Mais do que uma simples comemoração à abertura da temporada, A ACEM realizou uma (re)inauguração da escalada no morro do Carvalho, um pico que recebeu suas primeiras vias há cerca de 15 anos, mas que nos últimos meses teve muitas conquistas, transformando-se em um dos melhores destinos para escalada em rocha em Santa Catarina.
O Morro do Carvalho é um grande morro de Riolito situado ao lado da BR 470, ao lado também do rio Itajaí Açu, uma paisagem muito bonita com o toque da colonização européia da colônia.
As vias sao predominantemente longas, mas há de tudo. As vias esportivas ficam no topo da pedra e é preciso escalar 100 metros, por vias fáceis até chegar nelas.
Há vias grandes e bem comprometedoras também. Com proteções mistas em lances difíceis. Mas não escalei elas desta vez (mas vou viu!). Escalei apenas vias fáceis e um 6 sup na esportiva.
Apesar de escalar lá só no sábado à tarde e no domingo de manhã, deu pra ver que o lugar é muito bacana e que tem muito potencial. Como a maioria das vias são recentes, elas ainda estão meio meio sujas, mas isso vai mudando com o tempo...
A unica critica que faço às vias, é que a maioria são com enfiadas grandes, com 60 metros de extenção. Por um lado isso é bom pois agiliza a escalada, mas por outro é ruim, pois a comunicação com o segue fica dificil, pois o barulho que vem da rodovia com o do vento não permite que você se comunique com seu parceiro e isso poderá resultar em acidente se a dupla não tiver escalando em harmonia. Isso é só uma sugestão, de resto não tenho o que reclamar...
O futuro promete na escalada de Apiúna, há ainda muitos linhas para serem conquistadas e considerando-se que o Marius Bagnati tá comprando a pedra (literalmente), e ao que parece irão construir um refúgio lá, o acesso ficará ainda mais fácil e este refúgio certamente irá reunir as pessoas lá.
O local é muito bom para você ir entrar na roubado com seu parceiro de escalada e também para curtir uma escalada sem compromisso com os amigos e a namorada. Recomendo enquanto o refúgio não está pronto que se hospedem no Hotel 2 Bernardi em Apiúna, que tem quartos muito bons e baratos (30 por pessoa). Há um camping na frente da pedra, na empresa de rafting no rio Itajaí, que custa só 5 reais! Para comer, a churrascaria Prada cobra apenas 7,50 para o buffet livre com uma comidinha muito gostosa.
Acho que estes preços e a paisagem são incentivos a mais para a galera querer ir pra lá. Então porque não? Conheça a escalada de Apiúna!
O Morro do Carvalho visto desde a BR 470
Trilha para a base da pedra
Tamanho da pedra!
Paisagem do vale do Itajaí
Vivian em uma das vias que dá acesso as escaladas esportivas
José Luis Kavamura chegando nas vias esportivas
O português José Abreu escalando
Veja onde fica Apiúna e morro do Carvalho
Trilha para a base da pedra
Tamanho da pedra!
Paisagem do vale do Itajaí
Vivian em uma das vias que dá acesso as escaladas esportivas
José Luis Kavamura chegando nas vias esportivas
O português José Abreu escalando
Veja onde fica Apiúna e morro do Carvalho
Visualizar Escalada no Morro do Carvalho em um mapa maior