Na década de 1990, Curitiba foi comparada como cidades de primeiro mundo, com índices sociais e ambientais muito bons. Isso é apenas uma verdade parcial. Realmente o curitibano pode se orgulhar de viver em uma cidade bonita, mas estes índices só são superiores às outras cidades brasileiras, pois estas sim é que são muito ruins.
Como toda metrópole latino-americaca, aqui temos problemas com poluição. Não há no município, por exemplo, um rio sequer que seja limpo. Há também problemas sociais como favelização e violência. Mas tudo isso, pelo menos o que dizem as autoridades, é muito menos que nas outras cidades do país.
Como por aqui as coisas são um pouco melhores, podemos curtir a vida de uma metrópole sem tantas preocupações. O Curitibano está acostuma em ir ao parque nos fins de semana e fazer churrasco nos quiosques públicos, sem pagar nada com isso, e ainda não ser incomodado por ninguém. Aqui há muito mais ciclovias do que outras capitais brasileiras, embora ainda eu ache que sejam poucas, e há em número, muito mais parques, embora João Pessoa na Paraíba tenha mais verde que aqui.
Se você mora em bairros como Jardim Social, Batel, Cabral, Boa Vista, entre outros, pode se gabar de ter acesso a muitos serviços em locais excelentes comparáveis ao primeiro mundo. Entretanto, ao contrário destes bairros, o Pinheirinho, Vila Zumbi e em outras cidades da região metropolitana, como Colombo e Almirante Tamandaré, a vida não é tão boa assim.
Moro no centro da cidade que é bem preservado e bonito. Diferente de São Paulo e Rio, o centro daqui é bem tranquilo, mas temos também viciados em crack na rua, prostitutas e tudo mais que há em centros de grandes cidades, além é claro de alguns vândalos que pixam o patrimônio público.
Curitiba é um lugar bom para se viver e para se conhecer. É uma cidade muito diferente das demais, seja por causa da arquitetura e até mesmo pela cultura, clima e paisagem. Costumo dizer que todo mundo tem que conhecer três metrópoles brasileiras para entender a diversidade de nosso país: Manaus, no meio da floresta tropical onde a população é quase toda indígena. Salvador, como cidade litorânea tropical e histórica, onde a população é quase toda negra e Curitiba, cidade planáltica subtropical em meio a florestas de pinheiro onde quase toda a população é branca.
São mundos muito distintos que faria qualquer estrangeiro, desconhecedor de nossas paisagens, história e diversidade ficar desnorteado. Até nós mesmos.... Segue umas fotos da capital paranaense dos pinheiros, poloneses e do leite quente.
Calçadão da XV de Novembro. A rua das Flores.
Edificio histórico no centro
Largo Generoso Marques e estátua de Rio Branco
Av. Marechal Deodoro, centro financeiro.
Monumento Árabe
O Novo e o velho: Estação de Trem e o ônibus bi-articulado.
Museu Oscar Niemayer
Casa de imigrante polonês no Bosque do Papa.
Jardim Botânico
Bosque Alemão
Parque Tanguá
Teatro Guaíra
Espetáculo no Teatro da Reitoria da UFPR
... e é claro, as Araucárias, afinal Coritiba significa "Muita Araucária".
Parque Tingui
Vista do Parque Barigui para a cidade.
Floresta de Araucária no Parque Barigui