Blog do Pedro Hauck: Araçatuba 2X

9 de dezembro de 2007

Araçatuba 2X

Desde a última postagem fiz várias investidas na Serra do Mar, mas não postei nada no Blog.

Dentre as coisas que fiz, subi a Pedra Branca do Araraquara, estive no Marumbi e subi sozinho a trilha do Itupava com mochila cargueira nas costas. Tudo isso como um preparativo para escalar o Mercedário no fim do mês.

Outra investida foi no Araçatuba, duas vezes, sendo que a última foi ontem a noite. O Araçatuba é uma montanha com 1670 metros de altitude e apesar de ser baixa, ela é climaticamente diferenciada, o porque eu não sei direito, mas que é, é.

Lá venta muito, chove muito e faz muito frio. É uma pequena alta montanha. Subir até o cume demora menos que duas horas, isso com mochila cargueira. Pois é, a montanha é moleza, mas climaticamente pelo menos é diferenciado, e é também um lugar bem bonito.

Isso por que o Araçatuba é muito frio e lá a vegetação é típica dos campos de altitude.

Todas as vezes que fui ao Araçatuba fui à noite. A penúltima vez, havia uma neblina tão densa que mesmo estando perto, eu não conseguia enxergar o Hilton, que me acompanhou na investida.

Hoje, quando eu voltava do cume, numa tarde ensolarada, de repente começou a cair uns pingos de água e quando olhei para a montanha ela estava encoberta. Pois é, este é o Araçatuba.

Hilton na barraca

Paisagem perto do cume do Araçatuba

Campos de altitude

Superfície de aplainamento fóssil no Araçatuba, entendeu?

Paisagem semelhante ao cerrado em campos de altitude. algo em comum?

Paisagem de novo. Já parou para pensar o por que do nome Araçatuba?

Beto, Mikael e Hilton, hoje no Araçatuba

Vista para a Pedra Branca do Arararquara envolto pelo mar de nuvens.

Novamente outra paleosurfície, a famosa sulamericana do começo do Cenozóico.

3 comentários:

tacio philip disse...

Gostei da "Superfície de aplainamento fóssil no Araçatuba", é onde os dinossauros trabalhavam aplainando a montanha pra construir suas casas???

Pedro Hauck disse...

não, essas superfícies são mais recentes que os dinossauros. Na verdade é provavel que exista uma superficie da idade dos dinossauros em Goias, mas não é comprovado.
Uma paleosuperficie fossil era um antigo aplainamento gerado atráves de milhares de anos de erosão em clima semi-arido. Com uma mudança climática, e um clima úmido posterior. Os processos erosivos mudam e a planície vai dando origem a um relevo mais movimentado com a dissecação dos canais dos rios e formação de solos mais espessos. Quando tem outra mudança de clima, com retorno da semi-árides, começa-se a formar uma nova planície apartir do nível de base da drenagem anterior. fazendo que as vertentes mais antigas tenham um escalonamento onde as ombreiras na vertente são restos, ou seja, fósseis deste relevo antigo destruido.
De uma maneira geral existem 3 grandes superficies fosseis no Brasil. Todas esculpidas no Terciário, sendo que a mais antiga, que é aquele que existe no Araçatuba, é do Eoceno, logo depois do Cretáceo, que foi quando os Dinos se extinguiram.

tacio philip disse...

tudo mentira, o mundo só tem 5000 anos e não daria tempo pra tudo isso! Além disso, o Sr. Gzuz não disse nada disso na Bibra... >:-D