Blog do Pedro Hauck: Escalando a Ana Chata com ex alunos e com crux de marimbondo

9 de dezembro de 2014

Escalando a Ana Chata com ex alunos e com crux de marimbondo

Comecei a ministrar cursos de escalada em um clube no Paraná no ano de 2008. De lá para cá muita coisa mudou. Naquela época eu era um escalador, não era um guia de montanha. Há muita diferença entre saber escalar bem e saber ensinar as pessoas a escalar.

Neste meio de tempo fui estudando e me aprimorando. Desenvolvi um método que respeita a cognição da maioria das pessoas e com isso vi muitos ex alunos se desenvolverem. Claro que no meio do caminho apareceram pessoas talentosas que treinaram e seguiram seus próprios passos, me orgulho em dizer que o André Maeoka, que ficou em terceiro lugar no campeonato brasileiro de escalada, foi meu ex aluno. Também passou pelos cursos o Felipe Uzum e o Victor Hugo Germano que estão escalando barbaridade e já fizeram vias super casca grossa, como a Domingo Giobbi, a Marvada Bunda do Baú e a Parque dos Dinossauros.

Acho que um bom método e um lugar adequado dá para encurtar caminhos. Quem diga a Maria Tereza Ulbrich, que fez o curso em Dezembro do ano passado e neste meio de tempo já foi para Corupá, Imbituba (SC), Salinas e Dedo de Deus (RJ), Andradas (MG) e no complexo do Baú em SP, fazendo vias que exigem mais para iniciantes.

Neste final de semana tive o prazer de poder guiar 3 ex alunos que fizeram o curso de escalada no final de outubro em uma escalada tradicional na Ana Chata. Escalamos a Lixeiros e a Tom Sawyer, vias boas para quem está começando, mas que exigem controle emocional. Foram 6 enfiadas com crux de maribondo, que não nos pegou, mas deu várias picadas no Bruno Zurlini que veio escalando depois da gente.

Abaixo estão as fotos que comprovam, é escalando bastante que a gente escala melhor. Obrigado Erik, Tarik e Felipe pelo final de semana na rocha.

A enfiada crux da Lixeiros

Tarik vindo no meio da corda na primeira enfiada da Tom Sawyer

A primeira enfiada da Tom Sawyer é muito bonita, feita inteira em móvel.

Erik na Tom Sawyer

Filipe na Lixeiros

Parada em móvel

Maria e Filipe na segunda parada da Lixeiros

Filipe escalando a terceira enfiada da Lixeiros

Filipe e o Baú ao fundo.

Maria escalando a Lixeiros com o Baú ao fudo.


Escalando a quinta enfiada da Lixeiros, vide canto superior da direita

Tarik dando segurança para Erik na terceira enfiada da Tom Sawyer.



Pai e filho aprendendo e escalando juntos
A crista final da Lixeiros, muito visual!
Veja mais:

:: Tracklogs de São Bento do Sapucaí no Rumos

Nenhum comentário: