Blog do Pedro Hauck: Ascensão ao Llullaillaco; a montanhas dos Incas, em vídeo

10 de abril de 2014

Ascensão ao Llullaillaco; a montanhas dos Incas, em vídeo


Llullaillaco noturno.

No fim de 2013 e inicio de 2014, eu Luiz Antoniutti e seu filho Luca Antoniuti realizamos uma expedição "relâmpago" aos Andes, onde em vinte e poucos dias subimos 3 cumes, sendo que 2 eram com mais de 6 mil metros.

A expedição teve seu ápice com a ascensão do Llullaillaco, montanha com 6740 metros de altitude que é a sétima mais alta dos Andes e é onde fica o sítio arqueológico mais alto do mundo. Isso tudo porque os Incas, há mais de 500 anos atrás, subiram esta montanha e realizaram ali em cima um ritual, onde sacrificaram 3 crianças e fizeram várias oferendas.

Por conta desta e de outras experiências, montei uma palestra sob o tema: "O montanhismo arqueológico dos Incas". Decidi apresentar esta palestra no Clube Paranaense de Montanhismo e apesar de haver poucas pessoas presentes, foi talvez a melhor palestra que já ministrei. Há mais de 12 anos ministro palestras e neste meio de tempo fiz uma centena delas, mas pela primeira vez pude misturar meus conhecimentos com minha experiência e se digo que foi uma das melhores que já ministrei foi por isso e não por minhas habilidades na fala.

Enfim, a palestra foi se alongando devido o interesse ao tema pelo público, o montanhismo arqueológico nos Andes. No total, 2 horas de conversa. No final prometi que iria mostrar um vídeo sobre minha ascensão ao Llullaillaco, mas que isso ia ficar pra mais tarde. Pois bem aqui está.



:: Veja o tracklog do Llullaillaco no Rumos: Navegação em Montanha!