"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
Antoine Lavoisier
Existem pessoas que a natureza é estática e que devemos manter ela intacta, mesmo que seja necessário intervenções humanas para tal.
Mesmo sem ação do homem, a natureza está sempre em mutação. Não existiamos quando houveram as grandes extinções do Cambriano, Permiano e nem do final do Cretáceo. A temperatuda atual da terra não é a mais alta e prova disso o planeta nos dá a todo minuto. Presenciamos no dia a dia eventos que fazem o planeta mudar e isso é natural.
Não somos nós que temos que mudar a natureza, mas sim nos adaptar à estas mudanças....
Nesta semana, em Portugal, uma fotografa foi muito feliz em poder imortalizar em imagens o momento da evolução destrutiva do relevo... O Rochedo da Torre da Ursa, um bloco litorâneo de calcário, desababou.
Alguns dirão que é culpa dos escaladores, mas não é. Trata-se de um rochedo de calcário localizado no mar. Com a dissolução do CaCO3, houve a formação de cavernas e as pilastras que aguentavamo peso do rochedo cedeu. Trata-se de um processo natural onde houve erosão geoquimica e ação da gravidade.
Triste para nossos irmãos portugueses que perderam um local pra escalar, mas um espetáculo para os geomorfólogos que puderam acompanhar um processo natural que estudam apenas com dedução e indução.
Veja as fotos em: http://praiadaursa.wordpress.com/2011/