Blog do Pedro Hauck: Isabel Suppé no Brasil

2 de setembro de 2010

Isabel Suppé no Brasil

A Isabel Suppé é certamente uma das montanhistas mais experientes da América Latina e recentemente passou por uma experiência não muito agradável, mas certamente irá mudar a vida dela, afinal, ela nasceu de novo....

Isabel estava escalando na Asa Esquerda do Condoriri, na Bolívia, quando despencou 400 metros! Na queda, entre bater a cabeça e sair voando, ela quebrou dois ossos da perna esquerda, a Tíbia e o Perônio, que ficaram expostos. Se não bastasse isso, ela ficou lucida e rastejou pelo glaciar dor dois dias inteiros, passando duas noites ao relento.

Teve sorte em não congelar, e tb em não se quebrar inteira na queda. Ao que parece, a mochila que ela levava à protegeu dos golpes contra as pedras e gelo e assim ela não teve fraturas mais graves.

Já tida como morta, ela foi resgatada sem querer e já se recupera bem depois das cirurgias que colocou alguns pinos na perna.

Como Isabel é alemã (mas mora há 10 anos na Argentina, tendo já dupla cidadania), ela passou pelo Brasil no caminho para a Europa, onde foi reencontrar com sua família.

Aproveitei para reve-la, pois desde a Bolívia, há um ano, eu não a via. Nós escalamos juntos duas montanhas, o Illimani e o Illampu naquela ocasião.

Ela ficou apenas um dia no Brasil, tempo para conversarmos e fazermos um churrasco. Agora é só esperar ela se recuperar para voltarmos a escalar juntos denovo. A promessa é que ela venha morar um tempo no Brasil, pois ela quer aprender português e melhorar sua escalada em rocha. Vida nova pra Isabel!

Foto tirada por Benjamín Rubio García no dia do acidente. Em vermelho está Isabel e Peter, que faleceu na queda, antes do acidente. A linha pontilhada foi o caminho da queda.

Fazendo um churras em casa antes de Isabel ir para a Alemanha

Nenhum comentário: